O bê-á-bá da universidade

Veja o significado de algumas palavras comuns no dia a dia de estudantes universitários(as):

Bacharelado

Modalidade mais comum de graduação superior no Brasil e no sul de Minas. Forma profissionais para o mercado de trabalho em geral. Exemplos de bacharelado: administração, engenharia, direito, medicina, odontologia.

Dependência

É o equivalente à “bomba” no ensino médio, com a diferença de que é possível repetir a disciplina em que você foi reprovado(a) e, ao mesmo tempo, cursar todas as disciplinas do período seguinte. Cada instituição de ensino estabelece um número máximo de matérias em que você pode ficar de dependência. Se ultrapassar esse limite, você não poderá cursar o próximo período, apenas repetir as disciplinas em que foi reprovado(a).

Equivalência

É quando você pode ser dispensado(a) de cursar determinada disciplina porque já fez uma disciplina equivalente em outra instituição de ensino ou em outro curso. Ou seja, pode aproveitar o que já estudou antes.

Final

É a prova que você faz ao final de cada semestre quando não alcança determinada média em uma ou mais disciplinas. É uma espécie de recuperação.

Histórico escolar

É o documento em que constam suas notas de cada disciplina, assim como a frequência nas aulas (por lei, deve ser no mínimo de 75%). É uma espécie de “boletim escolar”.

Licenciatura

Modalidade de graduação superior voltada para a formação de docentes. Licenciados(as) podem dar aulas nos ensinos fundamental e médio. Exemplos de licenciatura: ciências biológicas, matemática, pedagogia (esta última permite lecionar também na educação infantil).

Obrigatórias x optativas

As disciplinas obrigatórias são aquelas que você DEVE cursar para obter o diploma. As optativas são aquelas que você pode escolher dentre as opções que o curso oferece.

Registro acadêmico

É o número que vai acompanhar você como estudante universitário(a) durante toda a vida acadêmica. É uma espécie de RG.

Tecnológico ou Superior de tecnologia

Curso superior de duração mais curta do que o bacharelado e a licenciatura. É voltado para a formação especializada em áreas científicas e tecnológicas e capacita o(a) formado(a) para atuar em áreas profissionais específicas. Confere o grau de tecnólogo(a).