FDSM conquista Selo OAB Recomenda

Faculdade de Direito do Sul de Minas é a única instituição particular da região a receber o selo da Ordem dos Advogados do Brasil.

Instituído em 2001, o Selo de Qualidade OAB Recomenta é concedido a cada três anos às instituições de ensino superior que se destacam na formação de bacharéis de direito, combinando dois critérios: o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no exame da Ordem.

Atualmente, há cerca de 1.500 cursos de direito no Brasil. O Conselho Federal da OAB avaliou os 1.212 que atenderam aos critérios exigidos para participar da seleção. Apenas 161 receberam o Selo.

Em Minas Gerais, 20 cursos receberam o reconhecimento, sendo a FDSM a única particular do sul de Minas a conquistar esse feito.

“O Selo de Qualidade OAB Recomenda é o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido há 60 anos. É uma conquista histórica para a FDSM, pois reflete todo o nosso empenho e dedicação para formar profissionais de excelência”, destacou o diretor da faculdade, professor Leonardo de Oliveira Rezende.

Crítica à proliferação de cursos

Durante a cerimônia de premiação das instituições agraciadas pelo Selo OAB Recomenda, realizada em 30 de janeiro em Brasília/DF, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou a política de liberação de cursos de direito nos últimos anos e cobrou que a atual gestão do Ministério da Educação esclareça os critérios que permitiram que mais de 1.500 cursos de direito funcionassem no Brasil

Lamachia enfatizou que  OAB tem denunciado sistematicamente a criação de cursos “sem que haja um efetivo controle e preocupação quanto à qualidade do ensino”.

Pouco mais de 10% dos cursos em funcionamento no país receberam o selo de recomendação da Ordem.