Saiba o que é o trote universitário

O trote é uma espécie de ritual de iniciação ou de passagem do(a) calouro(a) para a vida universitária. É organizado por estudantes veteranos(as) para promover a integração dos(as) novos(as) estudantes daquele curso.

Muitas vezes, porém, os trotes envolvem humilhação, violência física e verbal, racismo, homofobia e assédio moral ou sexual, entre outros. Em casos extremos, podem representar perigo para a saúde e a vida dos(as) calouros(as).

A existência de trotes violentos (alguns terminando em morte de estudantes) levou várias universidades a proibir esse tipo de atividade dentro do campus. Mas eles continuam acontecendo em outros locais, sem interferência das instituições de ensino.

Diversas entidades também tentam mobilizar estudantes e instituições de ensino contra o trote violento. Em São Paulo, por exemplo, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil fez várias campanhas contra esse tipo de trote, como mostram os cartazes que ilustram este texto.

trote, oab, vestibular  trote, oab, vestibular

Por sua vez, várias faculdades, universidades e centros de ensino têm incentivado os trotes cidadãos, como doação de sangue, arrecadação de dinheiro, roupas e alimentos para organizações sociais, visita a orfanatos e casas de repouso para idosos e até a abrigo de animais.

A orientação das instituições e da polícia é o(a) calouro(a) dizer “não” sempre que se sentir constrangido(a) com qualquer situação ou perceber que a brincadeira está saindo do controle. Em caso de insistência dos(as) organizadores(as) do trote, orienta-se denunciar os abusos e abusadores(as) à reitoria ou diretoria e, se necessário, fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.