“Faço medicina na Univás com bolsa do ProUni”

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é decisivo para o ingresso de estudantes em todas as universidades públicas do sul de Minas. Mas obter uma boa nota no exame também é passaporte para entrar numa instituição particular e ainda conseguir bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

É o que aconteceu, por exemplo, com Paolla Dixini Coelho, bolsista do ProUni e aluna do segundo ano do curso de medicina da Univás (Universidade Vale do Sapucaí), em Pouso Alegre.

Mineira de Três Pontas, ela mandou bem no exame e foi uma dos(as) 70 estudantes aprovados(as) para fazer esse curso que utiliza exclusivamente a nota do Enem como forma de seleção.

Em 2017, a nota de corte foi 751,12. Com média bem acima (774,9), Paolla foi convocada na primeira chamada e ainda conseguiu bolsa integral do ProUni.

Ela conta:

Fiz o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral. Em 2017, ingressei na faculdade por meio do Enem. Devido ao fato de não possuir nenhuma das condições para o sistema de cotas, me enquadrei na categoria de ampla concorrência.

Após a realização do Enem 2016, me inscrevi em universidades públicas por meio do Sisu, mas não consegui ser aprovada em nenhuma daquelas que estavam dentro de meus interesses. Assim, me inscrevi pelo ProUni em duas universidades particulares, sendo aprovada em ambas. Como primeira opção, escolhi a Univás.

Além dos processos em que há possibilidade de utilizar as notas do Enem, fiz outros vestibulares e no total fui aprovada em seis faculdades de medicina dos estados de São Paulo e Minas Gerais, mas escolhi continuar com a opção do curso de medicina em Pouso Alegre, pelo ProUni.

Ter a oportunidade de cursar a faculdade dos sonhos em uma universidade de qualidade e renome – e ainda com zero de mensalidade – é algo de extrema importância em minha vida. Se não tivesse sido beneficiada com a bolsa integral, não haveria a possibilidade de estar cursando medicina em uma universidade particular devido às condições financeiras de minha família.

Mark Twain* possui uma frase que exprime de forma bem simples, mas completa, o que essa minha vivência acadêmica representa pra mim: ‘Os dois dias mais importantes de sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê’.

Não poderia estar mais feliz e satisfeita do que me sinto diante de tudo o que me aconteceu de bom e me acontece todos os dias graças a um programa que oferece bolsas em vários cursos para aqueles que sonham com uma carreira, mas que não possuem condições para pagar uma universidade particular e realizar seu sonho, assim como ocorreu comigo.

*NR: Escritor estadunidense, autor de As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn