Por que estudar no sul de Minas?

Das numerosas opções de curso superior ao baixo custo de vida e à hospitalidade mineira, razões não faltam para estudar na região.

Grandiosidade

O sul de Minas é maior que muitos países em extensão territorial e em número de habitantes. Aqui vivem mais de 2,5 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. São 156 municípios e dez microrregiões: Passos, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Pouso Alegre, São Lourenço e Andrelândia.

Localização privilegiada

Esta é uma área muito bem localizada. São Paulo está encostado; Rio de Janeiro e Belo Horizonte, logo ali. E as cidades-polo da região? Elas mantêm o jeito interiorano de ser, mas são tão bem estruturadas como as capitais e outros grandes centros, dispondo de comércio variado, serviços, hospitais e muitas opções de lazer e cultura.

Baixo custo de vida

Nesta região, viver custa menos do que nas capitais, nas regiões metropolitanas ou no interior de estados como São Paulo, por exemplo. Por aqui, moradia, transporte e alimentação pesam menos no bolso. Além disso, as mensalidades nas instituições universitárias privadas apresentam um bom custo-benefício. E você ainda pode contar com a possibilidade de conquistar uma bolsa do ProUni ou financiamento do Fies.

Tradição universitária

Universidades públicas e privadas, faculdades e centros universitários estão por toda a região. No sul de Minas, é possível escolher entre dezenas de graduações nas mais variadas áreas do conhecimento, presentes em mais de 20 cidades universitárias e aproximadamente 40 instituições de ensino. Para escolher onde fazer um curso superior, navegue aqui.

Natureza exuberante

Por aqui, a natureza caprichou. Cachoeiras para todos os cantos, montanhas dando forma ao horizonte e até “mar” (a represa de Furnas) com belas praias e cânions impressionantes.

Culinária deliciosa

A culinária mineira é conhecida pela diversidade de pratos, pela fartura e pelo sabor caseiro, que lembram comida de mãe e avó. Do consagrado queijo de minas ao pão de queijo quentinho, do café coado na hora ao pastel de farinha de milho, há muito com o que se deliciar por aqui. A região concentra boa variedade de restaurantes, pizzarias, bares e lanchonetes para todos os gostos e bolsos.

Festas, baladas e festivais

Por aqui, acontecem festas o ano todo – das tradicionais festas de padroeiro, com congadas, barracas e comidas de rua, ao carnaval fora de época e aos festivais de gastronomia. E ainda rolam dezenas de baladas universitárias para agitar todas as tribos.

Hospitalidade

Se for nativo(a) do sul de Minas, você estará em casa qualquer que seja a cidade escolhida para fazer um curso superior. Se vier de fora, vai se sentir em casa mais rápido do que imagina. A hospitalidade é a marca do povo sul-mineiro.

Veja também

Alfenas

Baependi

Campanha