O que é graduação superior no Brasil?

É o primeiro ciclo da carreira no ensino superior. Quando o(a) estudante conclui o ensino médio, está apto(a) a ingressar num curso de graduação, geralmente oferecido por uma faculdade, uma universidade, um centro de ensino superior ou um instituto tecnológico. A partir da graduação, estará habilitado(a) ao exercício de uma atividade profissional que requeira nível de formação superior.

Diferentemente do que ocorre no ensino médio, que normalmente oferece uma grade genérica de disciplinas e proporciona um nível de conhecimento comum à imensa maioria dos(as) estudantes, na graduação em nível superior você tem a oportunidade de escolher uma ou mais áreas de conhecimento ou de especialidade para se aprofundar.

Quem conclui a graduação recebe o diploma de formação reconhecido pelo Ministério da Educação, o que é fundamental para sua carreira, até mesmo para assegurar maiores salários.

Os cursos de graduação seguem regras claras estabelecidas por lei, mas precisam, assim como as instituições em que são ministrados, ser reconhecidos pelo MEC quanto aos critérios de grade curricular, conteúdo pedagógico, nível da docência, carga horária etc.

Completar a graduação significa habilitar-se ao exercício legal da profissão se essa exigir formação superior, como ocorre com engenharia, arquitetura, medicina, odontologia, entre outras. Para exercer essas atividades, além de diploma reconhecido, é necessário obter o registro no respectivo conselho de classe (ou conselho profissional).

A graduação é dividida em três modalidades – bacharelado, licenciatura e superior em tecnologia (ou graduação tecnológica). Após a conclusão, você se torna bacharel(a), licenciado(a) ou tecnólogo(a), respectivamente.