Enem 2019: inscrições até 17 de maio

Estão abertas desta segunda, 6 de maio, até sexta, 17, as inscrições para o Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), que devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro (domingos).

A taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 23 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda em 2019 pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou nos programas de financiamento estudantil, como o Fies.

No sul de Minas, o Enem/Sisu é a porta de entrada para as universidades federais de Itajubá, Lavras e Alfenas, assim como para o Instituto Federal do Sul de Minas e a Universidade Estadual de Minas Gerais.

A nota do Enem é usada também pela maioria das instituições de ensino particulares da região, sendo a única forma de seleção da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, por exemplo.

Assim como nos anos anteriores, o Enem 2019 também pode ser feito por treineiros(as) – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Nesse caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o(a) estudante concorrer às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo.