Alfenas

O número de estudantes universitários de Alfenas é maior do que a população de muitas cidades do sul de Minas. São mais de quinze mil alunos(as), divididos(as) entre duas importantes instituições de ensino: uma pública – a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) – e outra privada – a Unifenas (Universidade de Alfenas).

A existência das duas universidades faz da cidade um polo estudantil moderno e dinâmico, que atrai estudantes de todo o país e até do exterior.

A centenária Unifal, criada com o nome de Efoa (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas) respondeu pela formação de grande parte de dentistas e farmacêuticos que atuam na região e, em 2005,  transformou-se em universidade, expandiu o número de cursos e multiplicou o número de estudantes.

Hoje, oferece mais de 20 graduações, diversas especializações, mestrado e doutorado. E tem campi também em Varginha e Poços de Caldas.

A Unifenas foi fundada na década de 1970 com o nome de Faculdades Integradas da Região de Alfenas. Possui campi em Alfenas, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Divinópolis, Campo Belo e Varginha. Em Alfenas, oferece quase 20 opções de graduação, que vão de Administração a Psicologia, passando por Medicina e Medicina Veterinária.

Mais razões para estudar em Alfenas

A cidade, que tem cerca de 80 mil habitantes de acordo com o IBGE, é banhada pelo lago de Furnas, um dos maiores lagos da América Latina. É considerada o portal para o grande “mar doce” de Minas, que agrega terras de 34 municípios.

A vida acadêmica é bem movimentada. Festas mais intimistas ocorrem todas as semanas nas incontáveis repúblicas espalhadas pela cidade, mas a grande expectativa gira em torno de três grandes festas conhecidas nacionalmente: o Carnalfenas, carnaval fora de época, que já teve 22 edições; a Federal Fantasy, considerada a maior festa à fantasia do país, que em 2018 celebra a 12ª edição; e o Velório do Carneiro, a maior cervejada universitária do Brasil, em sua 19ª edição.

Colaboração: Vitor Pimenta, aluno de Geografia da Unifal
Foto: Sérgio Andrigo/Prefeitura de Alfenas