Abertura da 1ª Semana de Letras da Univás conta com presença do presidente da FUVS

[publieditorial]

Com a presença do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), José Walter da Mota Matos, foi realizada a abertura da Primeira Semana de Letras da Univás, em 3 de outubro, no Salão de Eventos da Unidade Fátima, em Pouso Alegre.

Ele apresentou as perspectivas de fazer uma gestão colegiada, democrática e participativa na FUVS.

“Todos os setores precisam ser ouvidos para que tenham participação nas decisões. Com isso, dividimos a responsabilidade de preservar os interesses maiores da nossa Universidade. Ninguém faz nada sozinho e precisar cuidar desse corpo que é a FUVS. Precisamos trazer a comunidade para dentro da nossa Universidade. Peço apoio de todos vocês para fortalecer cada vez mais a nossa Univás”, discursou José Walter.

Durante a abertura do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, fez questão de agradecer o apoio do novo presidente da Fundação. “Parabenizo e agradeço ao presidente José Walter por ter esse compromisso conosco e por ter iniciado esse trabalho de forma tão consciente. O senhor compõe conosco essa esperança da educação ser o principal canal para a mudança deste país”.

O evento faz parte de um Projeto de Extensão que tem como objetivo oferecer ao acadêmico do curso a vivência da integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, na articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

A primeira edição da Semana de Letras é realizada em parceria e juntamente com a 5º Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses (SIMDT) realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem.

“Para nós é um momento de muita alegria. A questão essencial é que esse evento foi trabalhado em uma equipe muito coesa e integrada. Aproveito o momento para agradecer especialmente aos professores que não medem esforços para que nossos cursos ofereçam inúmeros diferenciais e inovações enormes aqui na Univás”, disse a professora Joelma Pereira de Faria.

​A Semana de Letras da Univás faz homenagem à professora Maria Onice Payer, que é docente na Univás desde 2002 e cuja produção, dentro do campo das Ciências da Linguagem, especialmente da Análise de Discurso, é reconhecida no cenário da pós-graduação brasileira, com impacto sobre as questões de ensino de língua e teorização sobre a relação entre linguagem, memória e sujeito.

“É uma homenagem mais do que justa, pois é uma autora de referência na área de Ciências da Linguagem. Ela tem um trabalho amplo na análise de discurso e é referência inquestionável no nosso domínio cientifico”, afirma a coordenadora adjunta do PPGCL da Univás, professora Débora Hettwer Massmann.

​O evento conta com conferências, oficinas, seção de pôsteres e plenárias com relatos de pesquisas desenvolvidas tanto no âmbito da graduação quanto na pós-graduação.

Sobre a homenageada da Semana de Letras

Maria Onice Payer realizou Pós-doutorado na Università di Studi di Genova, Itália, em Scienze della Comunicazione. Possui Doutorado em Linguística pela Unicamp e Mestrado em Linguística também pela Unicamp. Cursou Graduação em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na FAFIC-ES.

É pesquisadora PQ2 do CNPq. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), onde ensina e orienta pesquisas em nível de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL (CAPES/MEC), e onde foi coordenadora de Pesquisa da Área de Ciências Humanas.

Para mais informações sobre a homenageada e a Semana de letras, clique aqui.