Pouso Alegre

Essa cidade, que se destaca no sul de Minas pelo movimentado turismo de negócios, é também polo industrial com ênfase para as indústrias farmacêuticas, polo comercial regional e, nos últimos anos, vem se tornando polo universitário.

Somada às tradicionais, novas instituições de ensino – presenciais e a distância – estão chegando para fortalecer a área educacional e reafirmar a cidade como referência em educação superior na região.

Em Pouso Alegre estão dois dos cursos superiores mais consagrados do sul de Minas: o curso de Medicina da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), criado em 1968, e o curso de Direito da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), nascido em 1960.

É nessa cidade que está instalada, desde 2010, a sede do Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), que oferece ensino gratuito de nível técnico e superior em várias áreas. O Instituto possui diversos campi na região, em municípios como Passos, Poços de Caldas e Machado, entre outros.

Mais opções

Pouso Alegre possui um dos poucos cursos de Filosofia da região, ministrado pela Facapa (Faculdade Católica de Pouso Alegre), instituição criada em 2003. Ali também fica o Inapós (Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação), que oferece cursos de Odontologia e Biomedicina.

Há ainda um campus da Asmec (União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa), cuja sede está em Ouro Fino; um campus do Unis (Centro Universitário do sul de Minas), a instituição com maior oferta de cursos no sul de Minas; além dos campi  do Centro Universitário UNA e da Faculdade Pitágoras, instituições recém-chegadas da capital mineira.

Isso faz de Pouso Alegre a cidade com maior número de cursos universitários no sul de Minas. São mais de 40 tipos de graduação e quase 60 ofertas em oito instituições de ensino superior. Os cursos presenciais na Pitágoras terão início em 2019.

Esses dados traduzem a importância da cidade na área educacional, resultado também de sua privilegiada localização geográfica e dos numerosos pequenos municípios dos arredores, com milhares de potenciais universitários(as).

Pouso Alegre sempre atraiu imigrantes e estudantes de várias partes do Brasil. E por ter sido assim, formada por tanta “gente de fora”, continua sendo uma das cidades mais receptivas do sul de Minas.

Foto: Fábio Brandão