Poços de Caldas

Estudar em uma cidade de vocação turística é um privilégio. Poços de Caldas, bonita por natureza, conta com parques e jardins floridos, boa infraestrutura e muitas opções culturais e para a prática de esportes.

Além disso, é também uma cidade de vocação universitária, com seis instituições de ensino superior, dezenas de opções de curso e milhares de acadêmicos(as).

O cenário educacional é diversificado. Em 1997, aportou por lá a PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Anos depois, chegou a Faculdade Pitágoras. Também funcionam nessa estância hidromineral uma unidade da Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), uma do Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), uma da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e outra da Unifenas (Universidade de Alfenas).

Estudo e agito

Baladas e festas organizadas por promoters do universo acadêmico, como a Welcome Bixos e a Alforria, bem como a famosa festa As 5 Mais, que reúne a moçada da região toda, movimentam a vida dos(as) estudantes da cidade.

Há ainda atividades culturais durante o ano todo, como shows ao ar livre, apresentações teatrais e exposições.

A cidade é sede do Instituto Moreira Salles e do Flipoços (Festival Literário de Poços de Caldas) que, em 2018, promoveu a 13ª edição.

Como polo turístico, Poços oferece opções para todos os gostos: parques, jardins e cachoeiras; atrações históricas e culturais; prática de esportes, como arvorismo, voo livre e náuticos.

Conhecida como “cidade digital”, com vários pontos de acesso gratuito à internet, é a mais populosa do sul de Minas. São 166.085 habitantes, de acordo com dados do IBGE.

Apesar de populosa e turística, Poços é considerada uma cidade de preços acessíveis, quando comparada às capitais e a municípios de mesmo porte nos estados vizinhos. Para morar, há variedade de ofertas, próximas ou não das instituições de ensino. O custo varia de acordo com a região escolhida.

Colaboração: DCE PUC/Poços; Bianca Tito
Foto: Fábio Brandão