Santa Rita do Sapucaí

Imagine estudar numa cidade que é conhecida como o Vale da Eletrônica e comparada ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, o maior polo de inovação do mundo!

Cursar uma graduação em Santa Rita do Sapucaí é respirar tecnologia, inovação e empreendedorismo, ter ótimas oportunidades de estágio e boas chances de terminar a faculdade com emprego garantido.

Com 40 mil habitantes, a cidade tem 160 empresas de alta tecnologia, nas quais são fabricados cerca de treze mil tipos de produto destinados aos mercados nacional e internacional.

São, em média, três novas tecnologias por dia. Exemplos? Urna eletrônica, chip do passaporte eletrônico, transmissor de TV digital nacional.

Santa Rita abriga duas faculdades que formam profissionais para trabalhar em todo o Brasil e também no exterior: o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), fundado em 1965, o primeiro centro de ensino e pesquisa nessa área no Brasil; e a FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação), que implementou o primeiro curso de Administração do sul de Minas (1971) e, sete anos depois, criou o curso de Processamento de Dados, o segundo de Minas Gerais, hoje  Sistemas de Informação.

Mais razões para estudar em SRS

Alimentados(as) pela cultura empreendedora, estudantes desenvolvem projetos para as feiras acadêmicas – vitrines de seu potencial criativo e inovador.

A gestação de projetos também tem espaço nas incubadoras de empresas criadas pelas instituições de ensino e pela Prefeitura.

A vida acadêmica é bem dinâmica. O ano todo há atividades que extrapolam as salas de aula. No segundo semestre, além das feiras acadêmicas, são realizados diversos eventos envolvendo estudantes das duas instituições de ensino.

Um deles é o movimento colaborativo Cidade Criativa, Cidade Feliz, realizado em agosto todos os anos. Une voluntários, instituições públicas e iniciativa privada em prol do desenvolvimento da economia criativa e da qualidade de vida no município.

Em setembro, é realizado o Hack Town, festival de inovação, criatividade e tecnologia, inspirado no festival norte-americano SXSW e no alemão Tech Open Air. São cerca de trezentas atividades, entre palestras, workshops, debates, showcases, mentorias, apresentação de startups, exposições desenvolvidas por feras da inovação do Brasil e do mundo.

Santa Rita também é referência quando o assunto é entretenimento. De uma reunião de amigos em 1998, nasceu o Bloco do Urso, considerado o maior carnaval indoor de Minas Gerais. O evento cresceu tanto que o bloco tem até uma “cidade”, a Cidade do Urso, onde é realizada a folia.

Foto: Bruno Mazzer