Passos

Uma nova instituição de ensino superior acabou de se instalar em Passos, fortalecendo a vocação educacional dessa tradicional cidade universitária.

Trata-se da Faculdade Atenas, de Paracatu (MG), que inaugurou seu novo campus com o curso de medicina, cujas aulas tiverem início em meados de 2018.

Mas em Passos também é possível cursar medicina numa instituição de ensino pública, a Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais).

A Uemg é resultado da estadualização da antiga Fundação de Ensino Superior de Passos, ocorrida em 2014. Ali, oferece mais de 20 cursos de graduação gratuitos, além de cursos de pós-graduação e de mestrado profissional.

Outro ganho para a cidade foi a instalação de um campus do Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), em 2012. Além dos diversificados cursos técnicos, o Instituto oferece cinco cursos de nível superior e seis de pós-graduação.

Outros atrativos

Passos tem vários atrativos. A cidade é conhecida pela indústria de confecções, com cerca de cem empresas concentradas na Avenida da Moda. É também portal do Circuito Turístico Nascentes das Gerais. E ainda carrega o status de polo do sudoeste mineiro.

Para acadêmicos(as), a vida em Passos oferece ótimas opções de lazer e cultura. Além de tradicionais festas em repúblicas, baladas, convenções e feiras, há um bom movimento cultural na cidade, com exposições artísticas e peças teatrais. Para os que gostam de aventura, o lago de Furnas, com seus cânions e cachoeiras, está logo ali.

Foto: Ascom/Prefeitura de Passos