Falta grana para a faculdade? Vai de ProUni!

No sul de Minas, há mais instituições de ensino superior particulares do que públicas. Mas você pode conseguir uma bolsa do ProUni válida durante toda a graduação.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa de concessão de bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%). Ou seja, você pode fazer toda a graduação sem desembolsar nenhum centavo de mensalidade ou então pagar apenas 50% do valor.

O sistema de seleção é bem parecido com o do Sisu: é preciso ter realizado o Enem do ano anterior, além de ter alcançado média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Só pode se candidatar quem ainda não tem diploma de curso superior.

Para concorrer às bolsas, é preciso atender às seguintes condições socioeconômicas: ter renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e de até três salários mínimos para bolsas parciais.

Além disso, é obrigatório atender a PELO MENOS UM dos pré-requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser portador(a) de deficiência;
  • Ser professor(a) da rede pública de ensino, exercendo magistério da educação básica, e integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública para concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.