Governo deve ofertar 100 mil vagas no Fies em 2019

No próximo ano, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) deverá ofertar 100 mil vagas financiadas diretamente pelo governo federal.

Esse número consta na resolução publicada no Diário Oficial da União, na sexta, 23 de novembro, mas a oferta está condicionada à disponibilidade de R$ 500 milhões provenientes do orçamento do Ministério da Educação.

A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Fies e faz parte do Plano Trienal para o período de 2019 a 2021.

Para participar do processo seletivo do Fies, além de se enquadrar nos limites de renda estipulados pelo programa, é preciso ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter obtido média mínima de 450 nas provas e nota maior que zero na redação.

Novo Fies

O novo Fies foi anunciado no ano passado. O programa passou a ter uma modalidade financiada diretamente pela União, voltada para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, ou seja R$ 2.862, nos valores de 2018. Neste ano, foram disponibilizadas 100 mil vagas nessa modalidade.

As outras duas modalidades incluídas no P-Fies são financiadas com recursos de fundos constitucionais regionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O risco de crédito é assumido pelos bancos.

Foram disponibilizadas, em 2018, 210 mil vagas. A partir do próximo ano, o P-Fies não terá número definido de vagas. A oferta será condicionada à demanda.

Fonte: Agência Brasil