Campanha

Considerada “berço da cultura sul mineira” ou “cidade-mãe do sul de Minas”, Campanha é a cidade mais antiga da região (1737). E é também terra natal do cientista Vital Brasil, descobridor do soro antiofídico.

O pequeno município é referência quando se pensa na história e na memória do sul de Minas, preservadas em seu bem conservado casario, nas ruas calçadas de pedra, nos museus e na imponente catedral de Santo Antônio.

Campanha é desde 2013, sede de uma unidade da Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), a terceira maior instituição de ensino superior em funcionamento no Estado.

Ali, a Uemg mantém três cursos – História, Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais –, oferecendo educação gratuita a universitários(as) do município e do entorno.

Mas o ingresso da cidade no mundo universitário é bem mais antigo. Há meio século, nascia a Fundação Cultural Campanha da Princesa, mantenedora de duas tradicionais instituições de ensino: a Fafi Sion (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora de Sion) e a FACEHUC (Faculdade de Ciências Exatas e Humanas da Campanha).

Há cinco anos, essas duas instituições passaram a integrar a Uemg, abrindo novas perspectivas para a cidade e para os(as) estudantes da região.

Colaboração: Letícia Prock Paranhos
Foto: José Milton Junqueira