E agora, que curso fazer?

Opções não faltam. São dezenas de instituições de ensino superior, cerca de 20 cidades universitárias, quase 100 tipos de graduação (entre bacharelado, licenciatura e superior em tecnologia), compondo aproximadamente 500 ofertas de curso superior no sul de Minas.

Diante de tudo isso, como escolher uma profissão?

Você imagina seguir um sonho de criança?

Quer apostar naquela área com a qual sempre teve afinidade?

Pensa apenas em profissões em alta no mercado de trabalho?

Quer aquela que pode lhe dar mais dinheiro?

Deseja fazer da graduação um trampolim para a aprovação num bom concurso público?

Sem dúvida, há estudantes que sempre souberam que profissão seguir, mas a maioria vive em dúvidas. E não são poucos(as) que interrompem um curso no meio da jornada e começam outro completamente diferente. Há também aqueles(as) que abandonam de vez a graduação e dão adeus ao diploma de nível superior. E também há muitos(as) que, depois da formatura, decepcionam-se com o exercício da profissão escolhida.

Na dúvida, pesquise!

É por isso que, antes de escolher um curso, é importante saber um pouco mais sobre aquela profissão e entender ao menos um pouco do mercado de trabalho naquela área. E é fundamental também conhecer a instituição de ensino em que pretende estudar.

Comece listando as profissões com as quais imagina ter mais afinidade e, depois, pesquise sobre cada uma delas.

Verifique a realidade dos empregos naquela área e as tendências do mercado de trabalho, a média salarial na região em que você pretende morar depois de formado(a). Veja se há possibilidade de empreender e ter um negócio próprio ou ainda se é possível trabalhar de maneira autônoma. Procure conversar com profissionais da área para entender a rotina de trabalho e conhecer as dificuldades e obstáculos mais comuns.

Quem se informa tem mais chance de acertar na graduação escolhida. Neste portal, você encontra informações sobre muitos cursos oferecidos pelas instituições de ensino do sul de Minas – e outros serão acrescentados todas as semanas. Tudo com link para a página do curso no site das instituições, onde você poderá acessar mais informações antes de tomar sua decisão.

Boa escolha!

Veja também

Artes Visuais

Administração

Agroindústria