Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas

O Ministério da Educação (MEC) informou no início desta semana que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o País.

No sul de Minas, fazem parte dessa lista as universidades federais de Lavras (Ufla), de Itajubá (Unifei) e de Alfenas (Unifal), as unidades da Universidade Estadual de Minas (Uemg) em Passos, Campanha e Poços de Caldas, além das unidades do Instituto Federal (Pouso Alegre, Machado, Inconfidentes, Muzambinho, Poços de Caldas e Pouso Alegre).

Para concorrer ao processo seletivo, os(as) candidatos(as) deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.

Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário ter feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir de 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que o(a) candidato(a) se inscreva em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e  modalidade de concorrência. Caso seja aprovado(a) em ambas as vagas, o(a) estudante deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.

O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos(as) selecionados(as) sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados(as) será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil