Engenharia de Produção da FAI é referência no Brasil com o certificado Green Belt

[publieditorial]

O curso de Engenharia de Produção da FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação), recentemente aprovado pelo MEC com nota excelente no Enade, é o único no Brasil com certificação Green Belt.

O Green Belt é um nível da metodologia Seis Sigma, uma metodologia de melhoria de processos que se baseia em fatos e dados na implementação de mudanças, empregando uma série de ferramentas de análises de processos e dados em tempo ágil.

O objetivo do Certificado Green Belt é desenvolver no(a) profissional a confiança para desafiar paradigmas, a partir da compreensão do pensamento estatístico de todo o sistema de atividades e serviços de uma organização, visando contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de melhorias de processos, eliminação de desperdício e diminuição de variações — tudo alinhado com a manutenção do Sistema de Qualidade e Boas Práticas na Indústria e nos Serviços.

Formação multidisciplinar

De acordo com Lincoln Souza, professor do curso de Engenharia de Produção FAI, o(a) engenheiro(a) de produção tem uma formação multidisciplinar e, por isso, é preparado(a) para entender os diferentes processos de organizações de diversas áreas.

Ele afirma: “O desafio dentro da indústria 4.0 é desenvolver projetos que façam a conexão e a integração dos processos, incluindo as áreas de fabricação, fornecedores, distribuição e seleção de tecnologias, integrando e inserindo sempre inteligência no processo. O profissional tem ainda a possibilidade de atuação em diversas áreas, o que garante alta empregabilidade e evolução na carreira de forma dinâmica”.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção FAI, Caroline Miranda Borges, declara: “O mercado de trabalho urge por profissionais criativos que saibam dar soluções de baixo custo e de forma imediata! É necessário acompanhar a revolução tecnológica. O engenheiro formado pela FAI tem acesso às novas tecnologias, o que o auxilia nas tomadas de decisão.”

E completa: “Na FAI, os projetos integrados de engenharia possibilitam o conhecimento de processos diretamente do piso de fábrica e proporcionam uma visão prática e aplicada já nos primeiros meses de aula. O ensino híbrido cria a interatividade aluno-máquina necessária para o melhor desempenho do estudante em disciplinas técnicas, tais como: desenho 3D, modelagem e simulação de processos, análises estatísticas Seis Sigma e análises de dados em plataformas digitais. O nosso diferencial está na inovação do ensino aplicado para uma mente cada vez mais crítica e analítica.”

Escolha certeira

Ana Paula, graduanda da primeira turma de Engenharia de Produção com certificado Green Belt, afirma que ter escolhido a FAI foi o passo mais importante, pois, além do conhecimento teórico, também há o desenvolvimento prático nas empresas.

“Além de todo o conhecimento e desenvolvimento, temos o certificado Green Belt, primeiro curso de Engenharia de Produção no Brasil que já vem com essa certificação e isso é muito importante para a indústria 4.0, que espera profissionais cada vez mais capacitados e processos confiáveis. Sinto-me orgulhosa em fazer parte desta Instituição!”, declara Ana Paula.

O professor Vinicius Montgomery enfatiza que o(a) profissional de Engenharia de Produção, principalmente com o certificado Green Belt, é bastante requisitado(a) no mercado por ser responsável pela qualidade, produtividade e processo dentro de uma empresa, pois tudo depende de eficiência e agilidade, especialmente na era da indústria 4.0 com vários aspectos tecnológicos novos.

“O curso de Engenharia de Produção da FAI já tem um nome no mercado, com praticamente todos os alunos empregados na área e com o certificado Green Belt e isso só confirma a excelência com que trabalhamos”, afirma.

Vestibular de verão 2019

E para quem ainda não se decidiu sobre qual área seguir, o vestibular de verão da FAI será realizado em 26 de janeiro. As inscrições seguem até dia 25. Os cursos são: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Para os(as) ingressantes em 2019, a FAI tem um Novo Programa de Bolsas com três modalidades: Bolsa Incentivo, Bolsa Reembolsável e Bolsa Filantropia. O(A) candidato(a) pode acessar www.fai-mg.br/vestibular e fazer a simulação para  identificar qual bolsa se encaixa em seu perfil. As vagas são limitadas e exclusivas para iniciantes neste ano.

Foto: I Simpósio Científico Tecnológico de Engenharia FAI. Professores e coordenação do Curso de Engenharia de Produção, coordenação do Curso de Sistemas de Informação, colaboradores, convidados e direção FAI.