Serviço Social

Quem faz essa graduação atua na defesa dos direitos básicos de pessoas e grupos em situação de exclusão ou vulnerabilidade social.

O curso de Serviço Social forma assistentes sociais, profissionais que atuam no âmbito das relações sociais, planejando e implementando políticas públicas, programas sociais e ações voltadas para o bem-estar coletivo, o fortalecimento da autonomia e do exercício da cidadania e a integração ou reintegração do indivíduo ou grupo na sociedade.

Ele(a) trabalha em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, em instituições de assistência social, creches e hospitais, por exemplo, propondo e executando ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Também atua para solucionar problemas pontuais, como abrigar uma família que perdeu a casa num incêndio, por exemplo. Ou, ainda, planeja e coordena projetos e campanhas nas áreas de saúde e alimentação e implementa ações diversas para combater a desigualdade social.

Para exercer a profissão, é necessário obter o registro no CRSS (Conselho Regional de Serviço Social).

Exemplos de atuação

A área de atuação do(a) assistente social não está restrita a órgãos públicos e entidades assistenciais. Ele(a) pode trabalhar também em empresas, instituições de ensino, organizações não governamentais e fundações, entre outros setores. Veja exemplos do que esse(a) profissional pode fazer:

Nas empresas privadas, especialmente nas de grande porte, ele(a) implementa programas de benefícios para trabalhadores e sua família, orienta sobre políticas sociais públicas e direitos trabalhistas, gerencia a concessão de auxílios diversos ao trabalhador (em caso de doença, acidente ou catástrofe, por exemplo).

Nas instituições de ensino, coordena programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, além de selecionar quem vai receber esses benefícios.

Em ONGs, entidades de assistência social ou fundações, elabora projetos para captação de recursos, planeja e coordena programas em diversas áreas (saúde, educação, direitos, por exemplo).

Em hospitais e unidades de saúde, dá assistência a pacientes e familiares, coordena encaminhamentos para centros especializados, providencia transporte para doentes e acompanhantes, entre outras atividades.

Mercado de trabalho

Num país com tanta desigualdade social como o Brasil, há mercado para esse(a) profissional nas mais diversas frentes. Mas o crescimento das vagas de trabalho depende de muitos fatores, como o aumento das políticas públicas de combate à exclusão social, por exemplo. Isso porque o maior empregador de assistentes sociais é o setor público – nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Os Cras (Centros de Referência em Assistência Social), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como hospitais e escolas, concentram boa parte das vagas – preenchidas por meio de concurso público.

Há oportunidades também em varas de justiça, conselhos tutelares, conselhos de defesa de crianças e adolescentes, entidades assistenciais diversas, como asilos e creches.

Como é o curso

Duração: 4 anos

A grade curricular varia de acordo com cada instituição de ensino, mas em geral é voltada para a compreensão e a análise da realidade social, para o fortalecimento das relações sociais e para a promoção da igualdade e da justiça social.

O currículo inclui sociologia, teoria política, antropologia, psicologia, filosofia e economia. Há também aulas sobre direitos humanos, proteção social, direito e legislação, administração em serviço social, entre outras disciplinas.

Durante o curso, há muitos trabalhos de campo, tanto em comunidades como em instituições sociais. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Serviço Social no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Machado: Cesep

Passos: Uemg

Poços de Caldas: F. Pitágoras

São Lourenço: F. São Lourenço

Três Corações: Unincor

Veja também