Sistemas de Informação

Opções não faltam para quem deseja fazer esse curso no sul de Minas. A região é um respeitado polo tecnológico e forma profissionais para atuar no Brasil e no exterior.

Profissional em alta num mundo cada vez mais dependente de tecnologia, o(a) graduado(a) em Sistemas de Informação desenvolve soluções, planeja e gerencia o fluxo das informações e a infraestrutura de computação de empresas ou instituições públicas e privadas.

Seu trabalho, desenvolvendo sistemas de armazenamento e de recuperação de dados, criando programas de computação, desenhando sites e aplicativos, entre outros, é essencial tanto para empresas e organizações como para usuários, para que possam acessar informações, administrar negócios, comprar, vender, estudar e se comunicar, por exemplo.

Quem opta por essa área deve se manter sempre atualizado(a). O domínio do idioma inglês é essencial à carreira – e pode ser um diferencial importante na hora de disputar uma vaga internacional, pois há demanda por profissionais brasileiros(as) em outros países.

Exemplos de atuação

Quem cursa Sistemas de Informação se habilita para atuar em diversas áreas, como desenvolver softwares com as mais variadas aplicações, além de cuidar da funcionalidade de sites e aplicativos, para que usuários possam ter  acesso às informações de forma correta e organizada.

Na área de suporte técnico, responde pela manutenção de sistemas, banco de dados e redes de computadores.

Pode trabalhar na área de marketing e vendas, em segurança da informação e logística. Pode também gerenciar projetos, fazendo a ponte entre a área de computação e a administração da empresa, ou ainda gerir toda a estrutura de TI de uma empresa. Outras opções são trabalhar como analista de negócios, auditor(a), gerente de contas etc.

Mercado de trabalho

Trata-se de uma área em constante ascensão, com grande demanda por profissionais e média salarial acima da maioria das outras carreiras. Contudo, no sul de Minas, os salários costumam ser mais baixos do que em grandes centros, principalmente para recém-formados(as).

Esse(a) profissional tem lugar nos mais variados tipos de organização – de bancos e comércio eletrônico a hospitais, passando por editoras e empresas de telecomunicações.

Uma das áreas em alta é a do ensino a distância, pois cresce o número de instituições oferecendo cursos on-line, além de suporte, bibliotecas e outros itens virtuais para complementar a formação dada nos cursos presenciais.

Outra área com ótima possibilidade de emprego é a de “big data”, destinada a traçar o perfil de determinado público-alvo com base em informações publicadas na internet. Empresas dos mais diversos ramos utilizam esses dados para planejar suas campanhas de marketing e aumentar as chances de sucesso de um produto ou serviço.

Graduados(as) em Sistema de Informação podem, também, ter um negócio próprio e oferecer suporte técnico e consultoria ou desenvolver softwares para pequenas e médias empresas, por exemplo.

Como é o curso

Duração: 4 anos, em média

A grade curricular varia de instituição para instituição, mas em geral os cálculos são uma constante durante o curso: algoritmos, matemática e estatística, por exemplo.

Entre as disciplinas específicas, estão linguagens e técnicas de programação, bancos de dados, engenharia de software, segurança da informação, arquitetura e redes de computadores.

Diversos cursos oferecem matérias complementares, como inglês, direito digital e sociologia. As atividades práticas em laboratórios de computação e informática são constantes.

Em geral, o estágio é obrigatório – e também uma ótima chance de adquirir experiência e ser mais valorizado(a) no mercado antes mesmo de concluir a graduação. Na maioria das instituições do sul de Minas, há trabalho de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Sistemas de Informação no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Itajubá: Unifei, Fepi

Lavras: Ufla, Fagammon

Machado: Instituto Federal

Passos: Uemg

Pouso Alegre: Univás

Santa Rita do Sapucaí: FAI

São Lourenço: Unis, F. São Lourenço

São Sebastião do Paraíso: Libertas

Varginha: Faceca, Unis

Veja também