Administração

Esse é um dos cursos mais tradicionais no sul de Minas e também um dos que garantem mais opções de atuação profissional.

O curso de Administração forma profissionais para atuar em diversas áreas da gestão de organizações privadas, públicas ou sem fins lucrativos.

O(A) administrador(a) é habilitado(a) para gerenciar recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa ou instituição de grande, médio ou pequeno portes. Também pode optar por empreender e gerir um negócio próprio ou prestar consultoria.

Os cursos oferecidos no sul de Minas são abrangentes e formam “multiespecialistas”, ou seja, profissionais aptos(as) a trabalhar em diferentes áreas, como finanças, compra, venda, marketing, logística, controle de qualidade, auditoria e recursos humanos, entre outras.

Exemplos de atuação

Quem opta pela área de RH, por exemplo, responde por contratações, demissões, planos de carreira, salários e benefícios, treinamento e capacitação de funcionários etc.

Como gerente ou diretor(a) de uma empresa ou organização, é responsável pela definição de estratégias, pelo comando do dia a dia e pelo controle de custos, assim como por políticas internas e externas, por definição de metas e avaliação de resultados.

Quem atua em logística é responsável pelo fluxo produtivo, que vai da compra e estocagem de matéria-prima até a entrega do bem ou mercadoria nos pontos de venda.

Na área de gestão de qualidade, supervisiona os processos de produção, de compra e de venda para assegurar o padrão de qualidade da empresa.

Nas organizações sem fins lucrativos (terceiro setor), planeja as ações e coordena a captação e a aplicação de recursos, tanto de origem pública como privada.

Mercado de trabalho

O grande número de empresas, hospitais, instituições públicas e organizações do terceiro setor do sul de Minas aumenta a oportunidade de emprego na região.

Apesar de a concorrência ser grande e os salários, baixos (especialmente para profissionais em início de carreira), quem escolhe bem a faculdade, destaca-se nas notas e no estágio tem ótimas chances de conquistar as melhores vagas.

Em tempos de crise, sai na frente quem se mantém atualizado na respectiva área, domina ao menos um idioma estrangeiro, tem capacidade de liderança e facilidade para trabalhar em grupo.

Auditoria, tributação, análise de crédito e risco, gestão financeira e de recursos humanos são as áreas mais promissoras atualmente.

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

Cada instituição de ensino adota um programa, mas em geral os primeiros semestres são direcionados à formação básica, com matérias bastante abrangentes. Estatística, noções de direito, sociologia, filosofia, psicologia, contabilidade, economia e informática são algumas delas.

Entre as matérias específicas estão administração de produção, logística, gestão, empreendedorismo, finanças, marketing, sistemas da informação etc.

Na maioria das faculdades do Sul de Minas, o curso é semestral, exigem-se trabalho de conclusão de curso (TCC) e estágio. E há laboratórios e incubadoras de empresas para vivências práticas na profissão .

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Administração no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Baependi: Fupac

Extrema: Faex

Itajubá: Facesm, Unifei

Lavras: Ufla, Unilavras, Fadminas, Fagammon

Machado: Cesep, Fumesc, Instituto Federal

Passos: Instituto Federal, Uemg

Poços de Caldas: PUC

Pouso Alegre: AsmecUNAUnis, Univás

São Lourenço: F. Victor HugoF. São Lourenço

São Sebastião do Paraíso: F. Calafiori, Libertas

Santa Rita do Sapucaí: FAI

Três Corações: Unincor

Três Pontas: Unis

Varginha: Faceca

Veja também