Pedagogia

Curso tradicional e com grande oferta no sul de Minas. Habilita profissionais para a docência e para a gestão de processos educativos.

O foco central dessa graduação é formar profissionais para a docência na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental, na alfabetização de jovens e adultos e também nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores (nível médio).

Mas não é só isso. Quem faz Pedagogia está licenciado(a) para exercer outras atividades profissionais, como coordenação, supervisão e gestão de escolas ou sistemas de ensino, orientação educacional e serviços de consultoria.

A elaboração, a análise e a curadoria de materiais didáticos (livros, vídeos, softwares educativos, sistemas de ensino a distância, entre outros), assim como a coordenação de treinamentos em empresa, também fazem parte de seu campo de atuação.

Exemplos de atuação

Dentro e fora da sala de aula, há muitas atividades que podem ser exercidas pelo(a) pedagogo(a).

Na administração escolar, é ele(a) que gerencia os recursos financeiros, humanos e materiais do estabelecimento de ensino. Na coordenação pedagógica, seu trabalho inclui acompanhamento, orientação e avaliação de professores(as), bem como do processo de aprendizagem dos(as) estudantes.

Numa empresa ou instituição, pode desenvolver e implantar projetos educacionais e dar treinamentos ou auxiliar a área de recursos humanos.

Numa editora ou sistema de ensino, pode elaborar livros infantis e material didático para o ensino fundamental ou coordenar a área editorial destinada a esses setores.

Mercado de trabalho

No Brasil e no sul de Minas, o setor que mais emprega pedagogos(as) é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula, em instituições públicas ou privadas. Creches, escolas de idiomas, órgãos públicos ligados à educação também representam um bom campo de trabalho.

O crescimento da área de ensino a distância e o desenvolvimento de aplicativos educativos, por exemplo, oferecem boas perspectivas.

Mas quem conclui essa graduação tem oportunidades também em outras frentes, como empresas de recursos humanos, editoras, museus, bibliotecas, brinquedotecas e organizações não governamentais, onde pode elaborar projetos didáticos e atividades para crianças, jovens e adultos. Ou ainda em resorts, onde pode planejar e coordenar atividades recreativas e educacionais para hóspedes, especialmente crianças.

Como é o curso

Duração: 4 anos, em média

A grade curricular varia um pouco de acordo com cada instituição, mas em geral apresenta disciplinas como história, língua portuguesa, matemática e geografia voltadas para o ensino básico.

O(A) estudante tem aulas de sociologia, psicologia da educação, filosofia, educação e sociedade, arte, recreação e jogos. Além dessas disciplinas, estrutura e funcionamento do sistema de ensino, tecnologias educacionais e métodos de administração escolar também fazem parte do currículo.

O estágio é obrigatório e, em geral, exige-se trabalho de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Pedagogia no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas, Unifal

Baependi: Fupac

Campanha: Uemg

Guaxupé: Unifeg

Itajubá: Fepi

Lavras: Ufla, Fadminas

Machado: Cesep

Passos: Uemg

Poços de Caldas: Uemg

Pouso Alegre: Unis, Univás

Santa Rita do Sapucaí: FAI

São Lourenço:  F. Victor Hugo, F. São Lourenço

São Sebastião do Paraíso: Libertas, F. Calafiori

Três Corações: Unincor

Três Pontas: Unis

Varginha: Unis

Veja também