Odontologia

Esse curso é bastante valorizado e disputado por estudantes, sendo oferecido por seis instituições de ensino no sul de Minas.

Quem faz Odontologia se especializa no estudo e no tratamento de dentes, boca e ossos faciais. Como cirurgião(ã)-dentista, é responsável pela manutenção, prevenção e recuperação da saúde bucal de pacientes de todas as idades.

Também realiza diagnóstico, planeja e executa tratamentos visando à saúde e à estética bucal de seus pacientes. Seu trabalho inclui restaurações, limpezas, extrações, cirurgias, colocação de próteses e implantes, tratamento de problemas relacionados à mordida, à gengiva, à bochecha e à língua.

Esse(a) profissional pode atuar individualmente ou em equipes multidisciplinares, em clínicas, hospitais ou consultórios.

Para exercer a profissão, é necessário obter o registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Exemplos de atuação

As principais áreas são clínica geral, odontopediatria, endodontia, periodontia, ortodontia, implantodontia, prótese dentária, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, estética bucal.

Em clínica geral, por exemplo, esse(a) profissional restaura, extrai e limpa dentes, molda e coloca próteses. Em ortodontia, atua para melhorar a mordedura e a posição dos dentes do(a) paciente por meio da colocação de aparelhos fixos ou móveis.

Quem se especializa em periodontia cuida de gengivas e ossos que sustentam os dentes. Já o(a) profissional que se dedica à traumatologia e à cirurgia bucomaxilofacial trabalha diagnosticando e tratando traumatismos e lesões na face e nos órgãos envolvidos na mastigação, como maxilar e mandíbula.

Desde 2009, dentistas podem usar em seus pacientes técnicas como acupuntura, fitoterapia, homeopatia e laserterapia. Em acupuntura, por exemplo, o(a) profissional pode usar agulhas para tratar dores faciais.

Mercado de trabalho

O setor público é o principal empregador de cirurgiões(ãs)-dentistas no Brasil. O ingresso em geral se dá por intermédio de concurso e o(a) profissional pode trabalhar em unidades básicas de saúde, em  programas de saúde da família ou no Brasil Sorridente, criado pelo governo federal para ampliar o atendimento à saúde bucal da população brasileira.

É possível, ainda, atuar em clínicas odontológicas, planos de saúde, cooperativas, escolas e sindicatos. Outra opção é atuar na indústria, desenvolvendo e divulgando produtos odontológicos.

Abrir o próprio consultório em geral é mais difícil, especialmente no início da carreira, devido ao alto custo de instalações e equipamentos.

Apesar da alta concentração de profissionais na região Sudeste, inclusive no sul de Minas, o aumento da preocupação do(a) brasileiro(a) com a saúde e a estética bucal melhora as chances de sucesso nessa carreira. Duas das áreas mais promissoras atualmente são a implantodontia e a dentística restauradora.

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

A estrutura curricular varia um pouco conforme a instituição de ensino escolhida. A formação básica inclui disciplinas de Ciências Biológicas e de Saúde. Anatomia, biologia, bioquímica, imunologia, farmacologia, fisiologia e histologia são algumas delas.

Já as disciplinas profissionalizantes incluem, por exemplo, materiais odontológicos, anestesiologia, endodontia, dentística, periodontia, cirurgia, radiologia e prótese.

A graduação inclui muitas atividades práticas em laboratório, como restaurações, moldagens e outros procedimentos, utilizando manequins odontológicos.

Em geral, a instituição de ensino mantém uma clínica, onde o(a) estudante atende pacientes de todas as idades, sob coordenação e supervisão de docentes. Os estágios são obrigatórios. E é também obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Nas instituições em que a graduação dura 4 anos, o período é integral.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Odontologia no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas, Unifal

Lavras: Unilavras

Pouso Alegre: Inapós

Três Corações: Unincor

Varginha: Unifenas

Veja também