Assim como ocorreu Brasil afora, as instituições de ensino superior do sul de Minas também modernizaram seus processos de seleção.
Agora, estudantes têm mais opções na hora de escolher a faculdade/universidade em que desejam estudar e que tipo de vestibular fazer.
A maioria das instituições sul-mineiras adota um sistema misto, que inclui vestibular tradicional e notas do Enem (incluindo ProUni e Sisu). Mas há também vestibular agendado e variados processos para vagas remanescentes ou transferência.
Exemplos
Na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, o vestibular é tradicional. Já na PUC de Poços de Caldas, ocorre vestibular tradicional, mas uma parte das vagas é preenchida por meio da nota do Enem.
Na UNA, em Pouso Alegre, o(a) estudante pode escolher: prova agendada (presencial) ou ingresso com nota do Enem. No Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, o vestibular é tradicional, mas também dá para ingressar com a nota do Enem.
O Instituto Federal do Sul de Minas faz o vestibular tradicional e também destina vagas ao Sisu. A Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), que tem diversos campi no sul de Minas, também adota o Sisu e o vestibular tradicional.
A nota do Enem é o único critério para ingresso no curso de medicina da Univás, em Pouso alegre, e da Faculdade de Medicina de Itajubá. Já na medicina da Unifenas, em Alfenas, dá para optar pelo vestibular tradicional ou por uma combinação do tradicional com a nota do Enem, prevalecendo o melhor resultado para o(a) candidato(a).
Para saber como é o vestibular de cada instituição de ensino superior do sul de Minas, navegue na aba Onde estudar, escolha a cidade e clique no nome das instituições citadas no texto.