Como ingressar num curso superior no sul de MG

Assim como ocorreu Brasil afora, as instituições de ensino superior do sul de Minas também modernizaram seus processos de seleção.

Agora, estudantes têm mais opções na hora de escolher a faculdade/universidade em que desejam estudar e que tipo de vestibular fazer.

A maioria das instituições sul-mineiras adota um sistema misto, que inclui vestibular tradicional e notas do Enem (incluindo ProUni e Sisu). Mas há também vestibular agendado e variados processos para vagas remanescentes ou transferência.

Exemplos

Na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, o vestibular é tradicional. Já na PUC de Poços de Caldas, ocorre vestibular tradicional, mas uma parte das vagas é preenchida por meio da nota do Enem.

Na UNA, em Pouso Alegre, o(a) estudante pode escolher: prova agendada (presencial) ou ingresso com nota do Enem. No Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, o vestibular é tradicional, mas também dá para ingressar com a nota do Enem.

O Instituto Federal do Sul de Minas faz o vestibular tradicional e também destina vagas ao Sisu. A Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), que tem diversos campi no sul de Minas, também adota o Sisu e o vestibular tradicional.

A nota do Enem é o único critério para ingresso no curso de medicina da Univás, em Pouso alegre, e da Faculdade de Medicina de Itajubá. Já na medicina da Unifenas, em Alfenas, dá para optar pelo vestibular tradicional ou por uma combinação do tradicional com a nota do Enem, prevalecendo o melhor resultado para o(a) candidato(a).

Para saber como é o vestibular de cada instituição de ensino superior do sul de Minas, navegue na aba Onde estudar, escolha a cidade e clique no nome das instituições citadas no texto.