Abertas as inscrições para o Sisu 2019

[Atualizado em 24/1/2019]

Começaram nesta terça (22) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão até domingo (27). Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Todo o processo é feito pela internet, no site ou pelo aplicativo do Sisu.

No sul de Minas, há vagas no Instituto Federal (campi em Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre), na Universidade Federal de Alfenas (campi em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha), na Universidade Federal de Lavras, na Universidade Federal de Itajubá e na Universidade Estadual de Minas Gerais (campi em Passos, Poços de Caldas e Campanha).

Podem concorrer às vagas estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Candidatos(as) poderão se inscrever em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos(as) selecionados(as) deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, estudantes que não foram selecionados(as) na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses(as) alunos(as) serão convocados(as) pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que estudantes que forem selecionados(as) em qualquer uma das duas opções informadas na inscrição não poderão participar da lista de espera.

Nota de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos(as) candidatos(as) inscritos(as) até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Ou seja, com base na nota de corte, o(a) estudante pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada.

[com Agência Brasil]