Medicina Veterinária

Quem faz Veterinária cuida da saúde de pequenos e grandes animais, domésticos ou não, pesquisa e combate doenças e atua na segurança e controle de alimentos de origem animal.

Quando se fala em Veterinária, é comum pensar naquele(a) profissional que cuida da saúde de animais de estimação, como gatos e cachorros, fazendo consultas, exames e cirurgias. A assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos (e também silvestres) é uma das principais atividades do(a) veterinário(a), mas seu trabalho vai muito além disso.

Ele(a) cuida da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos; orienta, fiscaliza e controla a produção de alimentos de origem animal em fazendas e indústrias, assim como inspeciona sua comercialização.

Também desenvolve campanhas de posse responsável, saúde pública e prevenção de zoonoses; faz salvamento de animais selvagens; avalia e acompanha animais em zoológicos.

Para exercer a profissão, é obrigatório obter o registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Exemplos de atuação

São muitas as áreas de atuação do(a) veterinário(a), de clínicas para animais domésticos a granjas e frigoríficos, indústrias e centros de pesquisa.

Nos centros de pesquisa, por exemplo, ele(a) atua no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, em técnicas de melhoria genética e reprodução e no combate a doenças.

Nas granjas e frigoríficos, controla a qualidade da produção (carne, ovos, leite, derivados). Na indústria voltada para animais, acompanha a fabricação de ração e outros produtos, atua na comercialização e presta assistência técnica à clientela.

Também estuda animais silvestres em cativeiro ou em parques e reservas ecológicas, cuidando de sua reprodução e preservação.

Mercado de trabalho

Nos últimos aumentou muito a demanda por veterinários(as), especialmente no atendimento a animais de estimação. Há mais consciência sobre a posse responsável, além de cobrança constante de ONGs e protetores(as) para que órgãos públicos atuem com mais firmeza na área de defesa e saúde animal.

No mercado de clínicas e pet shops, a concorrência é elevada (tanto para quem busca emprego, como para quem quer abrir o próprio negócio), mas a cada dia cresce a demanda por profissionais especializados(as) em área como endocrinologia, fisioterapia, dermatologia e diagnósticos por imagem.

As exigências dos países que importam carnes e outros produtos de origem animal do Brasil também aumentam as oportunidades para esse(a) profissional na indústria, na reprodução e no melhoramento genético dos rebanhos.

Outro ramo em que se pode trabalhar é na indústria de medicamentos e de produtos destinados a animais. O setor público também emprega veterinários(as) nas áreas de saúde pública, prevenção de zoonoses e preservação de espécies.

Como é o curso

Duração: 5 anos

Nas instituições de ensino do sul de Minas, a grade curricular privilegia uma formação generalista. O projeto pedagógico, em geral, associa teoria, pesquisa e prática em fazendas experimentais, laboratórios e clínicas veterinárias, indústrias e comunidades.

Nos primeiros períodos, estudam-se disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais, como anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, bioquímica, biofísica e sociologia.

Depois, há ênfase para matérias específicas, nas áreas de clínica e cirurgia, medicina veterinária preventiva, saúde pública, tecnologia de produtos de origem animal, entre outras.

O estágio e o trabalho de conclusão de cursos são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Medicina Veterinária no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas

Itajubá: Fepi

Lavras: Ufla, Unilavras

Poços de Caldas: PUC

Pouso Alegre: UNA

Três Corações: Unincor

Varginha: Unis

Veja também