Farmácia

Profissional de Farmácia realiza diversas funções relacionadas a pesquisa, produção, distribuição e uso de medicamentos.

Quem escolhe essa graduação se habilita para exercer mais de 70 atividades regulamentadas pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia).

O(A) farmacêutico(o) estuda a composição de medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e alimentos industrializados. Acompanha sua produção em indústrias, laboratórios e farmácias, faz o controle de qualidade e realiza testes para avaliar as reações que podem causar nos seres humanos.

São também funções desse(a) profissional, dentre outras: orientar consumidores para o uso adequado de remédios, controlar a distribuição de medicamentos em farmácias públicas ou hospitalares; checar se as normas sanitárias de produção, distribuição e comercialização são cumpridas; realizar análises clínicas em laboratórios para auxiliar no diagnóstico de doenças.

Para exercer a profissão, é obrigatório ter registro no CRF.

Mais exemplos de atuação

Esse(a) profissional atua em diversas áreas relacionadas à produção, comercialização, manipulação e dispensação de medicamentos.

Pode ser responsável técnico tanto na indústria (produção de medicamentos, desenvolvimento de novas drogas e formulações), como no comércio (drogarias e farmácias de manipulação ou como representante de laboratórios) e em hospitais.

Em hospitais e farmácias públicas, é responsável pela padronização e dispensação de medicamentos, assegurando que sejam entregues à pessoa certa, na dose prescrita, na quantidade adequada e com orientações sobre o uso racional.

Também requerem o trabalho do(a) farmacêutico(a) as áreas de cosméticos e de alimentos. Nessa última, é função do(a) profissional analisar a ação de determinadas substâncias sobre o organismo humano e controlar a qualidade dos produtos. Na área cosmética, responde pela formulação de cosméticos em farmácias de manipulação.

Também pode atuar na área ambiental, no controle da qualidade da água, do solo e do ar em determinadas cidades ou regiões. Ou, ainda, em vigilância sanitária, na análise e controle de medicamentos, insumos farmacêuticos e alimentos ou no combate à falsificação de medicamentos, por exemplo.

Mercado de trabalho

Nos últimos anos, a legislação impôs a obrigatoriedade da presença desse(a) profissional em qualquer local de dispensação de medicamentos, de farmácias e drogarias privadas às unidades básicas de saúde. E isso ampliou o mercado de trabalho para graduados(as).

Além desses estabelecimentos, o campo de trabalho está em hospitais públicos e privados, indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos, laboratórios de análises clínicas, saúde pública e vigilância sanitária.

Pode-se trabalhar ainda em pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense.

No sul de Minas, como nas demais regiões do sudeste, há uma quantidade significativa de laboratórios e indústrias farmacêuticas, além de um grande número de drogarias e farmácias de manipulação, onde o trabalho desse(a) profissional é fundamental.

Como é o curso

Duração: 5 anos, em média

Na maioria das instituições de ensino do sul de Minas, o curso tem duração de 5 anos. A exceção é a Unifenas, de Alfenas, com 4 anos e meio.

A grade curricular apresenta variações de acordo com a instituição, mas em geral disciplinas das áreas de biologia, física e química são constantes durante toda a graduação.

Entre as disciplinas profissionalizantes estão controle e qualidade de medicamentos, toxicologia, cosmetologia e farmacotécnica.

Durante o curso, o(a) estudante realiza diversas atividades práticas em laboratório, como preparar fórmulas de medicamentos ou cosméticos e fazer análises toxicológicas.

O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Farmácia no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifenas, Unifal

Itajubá: Fepi

Poços de Caldas: F. Pitágoras

Pouso Alegre: Univás

Três Corações: Unincor

Veja também