Primeiro dia do Enem foi considerado fácil

O Portal do Vestibular foi às ruas conversar com participantes do Enem sobre o primeiro dia de provas. A maioria já havia feito o exame pelo menos uma vez e considerou as questões de 2018 “mais fáceis” do que as dos anos anteriores. Confira alguns depoimentos:

“Me preparei bastante”

Kauna Godoi de Mira

“É o terceiro Enem que faço. Iniciei como treineira no primeiro colegial e agora, como concluinte do ensino médio, sinto que estou mais preparada para o exame. Achei a primeira parte da prova mais fácil que nos outros anos. Me preparei bastante. Na escola em que estudo (Escola Estadual Pio XII), fazemos simulado do Enem todo mês. Além disso, eu e parte de meus colegas nos matriculamos em um cursinho on-line que dá ênfase à redação. Quero fazer direito. E se for em uma instituição federal, melhor ainda.” (Kauna, de Borda da Mata)


“Mais fácil que no ano passado”

“Este é meu segundo Enem. Achei mais fácil que no ano passado, pois hoje estou mais preparado e mais tranquilo também. No ano passado, obtive a nota 600 e este ano quero melhorar bastante para tentar ProUni ou Fies e quem sabe entrar em uma universidade federal – quero fazer engenharia civil. Sou aluno de escola pública, toda minha preparação vem de lá.” (José Daniel da Costa, de Ipuiuna – foto de abertura)


“Tema da redação é conhecido”

enem vestibular sul de minas

Matheus Henrique F. Afonso

“Estou no primeiro colegial, estudo em uma escola particular em Paraisópolis. Estimulado por minha família e pela escola, vim testar meus conhecimentos e saber como é a prova. Achei um pouco complicada, mas a redação não foi um tema desconhecido para mim, pois meu professor já havia trabalhado conosco. Agora é esperar a próxima etapa. Acho que me sairei melhor, pois gosto mesmo é de exatas, fazer contas, sabe?” (Matheus Henrique, de Conceição dos Ouros)


“Foi bem mais tranquilo”

“Estou em meu terceiro Enem. Comecei como treineira no primeiro colegial. O que posso dizer que hoje foi bem mais tranquilo, sem nervosismo. Quanto ao tema da redação, gostei mais do ano passado, mais fácil de argumentar. Meu desejo é ser aprovada em nutrição em uma federal e, caso não consiga, partirei para uma faculdade particular.” (Ana Júlia, de Careaçu)


“Me saí muito bem”

enem vestibular sul de minas

Ruan Ribeiro de Souza

“Este é meu terceiro Enem. Meu objetivo: ingressar em uma instituição federal. Meu sonho: cursar letras. Hoje, estudo administração em uma instituição particular em Pouso Alegre, mas não é o curso da minha vida. Sobre a prova: achei mais fácil do que nos outros anos, me saí muito bem.” (Ruan, de São Sebastião da Bela Vista)