Entenda as 5 competências avaliadas na redação do Enem

Sua redação no Enem vai ser corrigida levando em conta cinco competências. Cada uma delas vale 200 pontos, totalizando 1.000 pontos – a nota máxima que seu texto pode alcançar.

Veja quais são as competências e por que você deve atender a cada uma delas da melhor maneira possível.


Competência 1

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Nesse quesito, o corretor irá avaliar se você respeitou o padrão formal da língua escrita.

Por isso, não confunda a linguagem oral com a escrita, nem sua dissertação com postagens nas redes sociais. Expressões usadas comumente na comunicação oral – “então”, “aí”, “daí” – devem ficar fora de seu texto.

É na competência 1 que também serão avaliados o uso correto da pontuação e a obediência às regras gramaticais (regência nominal e verbal, concordância, grafia e acentuação das palavras, flexão verbal, colocação de pronomes, etc.).


Competência 2

Demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema

Nesse quesito, o corretor irá avaliar se você compreendeu a proposta de redação e se usou seu conhecimento para desenvolver o tema.

Seu texto deve apresentar com clareza qual é a tese a ser defendida e quais os argumentos que justificam a posição assumida em relação à temática proposta pela prova.

Ou seja, você não pode fugir do tema proposto e ainda precisa fundamentar seu ponto de vista com argumentos sólidos.

Quem foge do tema e escolhe um assunto completamente diferente do proposto ou fala sobre algo que não têm conexão com a proposta apresentada no Enem pode levar zero na redação.


Competência 3

Demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista

Nesse quesito, o corretor irá avaliar se você selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese.

Sua dissertação deve convencer o leitor do seu ponto de vista. Por isso, seu texto deve ser claro e coerente, com bons argumentos, levando o leitor a refletir sobre as ideias apresentadas.


Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nesse quesito, o corretor irá avaliar se você respeitou a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Se seu texto está bem “amarrado”.

Todo texto é resultado de um encadeamento de ideias: lembre-se de que sua redação terá de combinar de forma harmônica o conjunto de ideias associadas à tese que será defendida.

Cada ideia nova precisa estabelecer relação com a que foi apresentada anteriormente. Para cumprir essa competência, é muito importante saber utilizar os conectivos: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos.


Competência 5

Elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos

Nesse quesito, o avaliador espera que você apresente uma proposta de intervenção para o problema abordado. Significa que além de apresentar sua tese sobre o tema e apoiá-la em bons argumentos, você terá de oferecer uma “proposta de intervenção na vida social” – ou uma solução para o problema.

Essa solução deve ter vínculo com a tese desenvolvida no texto, além de ser coerente com os argumentos apresentados, já que expressa sua visão como autor(a).

Evite generalizações. Busque propor algo concreto e detalhe os meios para alcançar esse resultado.

Também é fundamental que sua solução respeite os direitos humanos. Ou seja, não pode ir contra valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Fonte: palestra ministrada pela professora Suemis Helena Costa Azevedo, especialista em técnicas e soluções para a redação do Enem (Santa Rita do Sapucaí)