Projetos inclusivos e ecológicos são destaques da III Feira de Negócios da Univás

[publieditorial]

Projetos orientados por educadores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com recuperandas da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) e com alunos da Escola Estadual Dr. José Marques Oliveira foram alguns dos destaques da III Feira de Negócios da Univás, realizada durante a Semana da Administração, entre 5 e 9 de novembro.

“Além dos projetos apresentados, os acadêmicos da Univás participam de mais de 30 horas de palestras e, ao final, são premiados os melhores trabalhos apresentados durante o evento”, conta o coordenador do curso de Administração, professor Guilherme Pincelli.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), José Walter da Mota Matos. “O novo Conselho Diretor da FUVS está fazendo uma gestão colegiada. Agora todos os membros da instituição têm voz e devem ajudar na administração da Fundação. Eu peço aos nossos alunos que defendam esta universidade com todas as suas forças. Nossa gestão democrática quer fortalecer cada vez mais a marca Univás”, discursou o presidente da FUVS.

Bonecas artesanais da APAC

O projeto com recuperandas da APAC de Pouso Alegre apresentado na III Feira de Negócios consiste na criação de bonecas de pano artesanais, que representam a menina brasileira de forma diversificada e inclusiva.

Em alguns exemplares, as bonecas mostram deficiências físicas por meio de acessórios como cadeira de rodas, óculos, bengalas e até amputação de alguns membros.

Segundo a professora da Univás Letícia Rodrigues Pereira, que orienta o projeto, a ideia é que a fabricação do produto seja expandida e que passe a ser uma forma de renda tanto para as recuperandas como para a associação.

Caixas ecológicas

Alunos da Escola Estadual Dr. José Marques Oliveira (foto 1) apresentaram um projeto desenvolvido sob a orientação da professora da Univás Aline Heloísa Silva Villela. O projeto consiste na criação de caixas de presente ecológicas e atende ao programa governamental denominado Meu primeiro negócio.

“Esta ação empreendedora é valorizada e apoiada pela Univás, que abre suas portas aos alunos, os quais podem se tornar futuros empreendedores de sucesso”, afirma Heloísa.