Educação e ciência nos muros da Unifei

Personagens de destaque da ciência, da educação e da tecnologia no Brasil são retratados por grafite na Unifei.

Quem passa em frente ao muro de entrada do campus sede da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) depara-se com dezenas de personalidades que marcaram a ciência e a educação no Brasil, além de personagens ligadas à história da própria universidade.

O painel foi feito pelos artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, que ganharam um concurso de arte urbana promovido pela Unifei em 2017.

Neste ano, a ideia foi aplicada em toda a extensão do muro. “A técnica que usamos foi o estêncil, uma forma de grafite feita com moldes e uma das mais antigas praticadas aqui no Brasil”, explica Diego.

A obra retrata personalidades que vão do inventor Santos Dumont ao sanitarista Oswaldo Cruz, passando pela bióloga Bertha Lutz e pelo físico César Lattes. “Em princípio, seria algo que abrangesse o mundo, mas, depois, passamos para figuras nacionais e locais”. Segundo a dupla, o principal objetivo é inspirar estudantes e professores que chegam à universidade e passam em frente ao muro.

A proposta foi pensar em algo que se adequasse à história também da Unifei e da tecnologia. Por isso, figuram entre as personalidades professores e alunos da universidade (a exemplo do matemático Antônio Rodrigues d’Oliveira e do ex-aluno Aureliano Chaves), bem como de personalidades da região, caso de Sinhá Moreira, figura importante na oficialização do ensino técnico no Brasil.

Também foi homenageado o servidor Benedito Victor Pereira, conhecido como “Chuveiro”. Falecido em 2013, ele trabalhou por 52 anos na Unifei.

Cada obra apresenta ainda um QR Code, que é um código de processamento eletrônico que possibilita ver pelo celular as informações sobre as personalidades representadas no painel. “A gente queria fazer um painel em que as pessoas soubessem quem está no muro, para elas conhecerem um pouco mais da história”, diz Letícia.

Para a diretora de Cultura da Unifei, Flávia Motta, o trabalho dos artistas mostra que a arte é capaz de dar novos significados e de trazer mais beleza, criatividade e inspiração até mesmo para o que, até então, era apenas concreto.

Foto: Professor Cleber Gonçalves