Entenda o vestibular tradicional

Apesar das inovações na forma de ingresso do(a) estudante na universidade, o vestibular tradicional ainda é o processo seletivo mais utilizado no Brasil e também nas instituições de ensino do sul de Minas.

Em geral ocorre assim: alguns meses antes da prova, as instituições divulgam edital com as normas, as datas de prova e de matrícula e os conteúdos que serão cobrados no vestibular (disciplinas do ensino médio, como matemática, língua portuguesa, física, química, história, geografia etc., além de uma redação).

O vestibular pode acontecer em uma ou mais fases, de acordo com a instituição (no sul de Minas, em geral, só há uma fase). O tipo de prova mais comum é a objetiva (questões de múltipla escolha), além da redação.

Para participar, o estudante deve escolher o curso, fazer sua inscrição pagando uma taxa e comparecer ao local da prova no dia e hora determinados no edital.

No sul de Minas, várias instituições promovem vestibular duas vezes por ano.

Como na maioria das vezes as provas das diversas instituições ocorrem em datas diferentes, é possível se inscrever em vários processos seletivos, aumentando as chances de conseguir uma vaga no curso desejado.