Vestibular seriado ou continuado

Adotado por algumas universidades Brasil afora, o vestibular seriado é uma das maneiras mais justas (e menos tensas) de ingressar num curso superior.

Trata-se de uma forma de avaliação realizada em três etapas anuais, durante o ensino médio. O(A) candidato(a) escolhe a instituição em que deseja estudar e faz provas ao final de cada ano letivo, e não apenas após o terceiro ano, como ocorre no vestibular tradicional. Além disso, só é necessário optar pelo curso na terceira etapa, quando a instituição define o número de vagas destinadas a esse tipo de processo seletivo.

Depois das três provas, a instituição calcula a média obtida pelo(a) candidato(a), e as vagas reservadas são preenchidas de acordo com a classificação de cada participante.

Uma das vantagens desse tipo de vestibular é que, em geral, ele cobra os conteúdos aprendidos naquele ano, diferentemente do vestibular tradicional, que exige o conteúdo dos três anos de ensino médio numa tacada só. Em algumas instituições, no entanto, o sistema é  cumulativo: cobram-se conteúdos do 1º e do 2º anos na segunda etapa e de todo o ensino médio na terceira e última prova.

Outra vantagem do vestibular seriado é que, sendo em três etapas, quem for mal numa delas, por exemplo, pode melhorar o desempenho na(s) outra(s) e conseguir média suficiente para ser aprovado(a).

No sul de Minas, a Ufla (Universidade Federal de Lavras) oferece o vestibular seriado, adotando na terceira etapa a nota do Enem.