Varginha

Já pensou em estudar em Varginha, a cidade do ET? Estátuas e monumentos presentes em ruas e praças fazem alusão ao extraterrestre que supostamente aportou por lá em 2006.

O Município, que é um dos maiores produtores de café da região e centro de exportação do produto, é também um polo educacional respeitado, com dezenas de opções de graduação nas mais diversas áreas.

Sua história universitária começou há mais de 50 anos, quando foi criada a Fundação Universidade do Sul de Minas, que em 1974 passou a se chamar Fepesmig (Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas). Em 2000, nova transformação deu origem ao Unis (Centro Universitário do Sul de Minas).

De lá para cá, houve a criação de novos cursos e a expansão do Unis. Só em Varginha são quase trinta cursos, mas há também os campi de Pouso Alegre, Cataguases, Três Pontas e São Lourenço.

O Unis oferece a possibilidade de o(a) aluno(a) internacionalizar a formação e viver uma experiência fora do Brasil durante a graduação, estudando em uma de suas instituições parceiras em países da América ou da Europa.

Outra instituição tradicional na cidade do ET é a Faceca (Faculdade Cnec Varginha), que teve início como colégio e, em 1970, passou a oferecer cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atualmente, são onze cursos presenciais e dez a distância, atendendo alunos(as) dos mais diversos lugares.

Outras opções

A cidade possui um campus da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e outro da Unifenas (Universidade de Alfenas), ampliando a oferta de vagas no ensino superior a estudantes locais e da vizinhança.

É em Varginha, por exemplo, que a Unifal ministra o curso de Administração Pública, um dos únicos do sul de Minas.

Há outras razões para estudar e, no futuro, permanecer na cidade.

Além de possuir o maior PIB da região sul de Minas Gerais, Varginha apresenta IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado e foi classificada em sétimo lugar pela revista Veja dentre as 20 melhores cidades de médio porte para investir e viver no Brasil.

Estudar, sim. Pensar em negócio, também. Mas diversão não pode ficar de fora. Neste quesito, a cidade conta com bom número de bares, restaurantes, casas de shows e boates.

Foto: Ascom/Prefeitura de Varginha