Três Pontas

Essa é uma cidade musical. Três Pontas revelou dois artistas que são referência no universo da MPB: Milton Nascimento e Wagner Tiso.

É de autoria dos filhos ilustres dessa terra a música Coração de Estudante, hino de amizade que tem encantado gerações de estudantes e não estudantes. Milton dá nome à Casa de Cultura, e sua música Travessia é nome de praça. Wagner Tiso empresta o nome ao Centro de Eventos.

Essa é também a cidade em que Padre Victor, beatificado pela Igreja Católica em 2015, foi pároco por mais de 50 anos. Ali, um memorial abriga obras e pertences do beato e a sala de milagres.

Três Pontas é o município do café. Ali acontece desde 1998 a Expocafé, o maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura. Além disso, é sede do Museu do Café, o primeiro de Minas Gerais.

Nessa cidade, está instalada a Fateps (Faculdade Três Pontas), uma unidade do grupo Unis (Centro Universitário Unis), de Varginha. A faculdade oferece vários cursos de graduação, entre eles direito e logística.

Com menos de sessenta mil habitantes, Três Pontas é uma típica cidade do interior mineiro. Torna-se mais agitada nos finais de semana, quando a população movimenta bares, restaurantes e baladas. Vez por outra, a casa de shows Barão da Gamboa, uma das mais famosas por ali, promove eventos em parceria com jovens universitários.

Foto: Hécio Rafael