Lavras

Com cerca de 100 mil habitantes, Lavras é reconhecida como um importante polo educacional em todo o país. Possui quatro instituições de ensino superior, entre elas a centenária Ufla (Universidade Federal de Lavras), que oferece cursos de excelência disputados por estudantes de todo o Brasil e até do exterior.

Fundada em 1908, a Ufla sempre foi referência na área das Ciências Agrárias, mas nos últimos tempos alçou voos em outros campos do saber com a implementação de novos cursos, como Pedagogia, Medicina e Engenharias (Civil, Química, Mecânica e de Materiais).

Outra importante instituição presente na cidade é o Unilavras (Centro Universitário de Lavras), que tem meio século de história e oferece dez cursos de graduação.

Duas outras instituições de ensino contribuem para aumentar as opções tanto para estudantes locais, como para quem vem de cidades vizinhas ou mesmo distantes.

São elas a Fadminas (Faculdade Adventista de Minas Gerais), com quatro cursos de graduação, e a Fagammon (Faculdade Presbiteriana Gammon), com três. A Fadminas oferece alojamento para estudantes.

Festas e moradia

A vida dos(as) estudantes em Lavras é movimentada por festas e baladas. A mais famosa festa universitária é a Recepção da Arapuca, que ocorre duas vezes ao ano e, em outubro de 2018, chega à sua 20ª edição.

Para facilitar a vida de calouros(as) da Ufla, um grupo de estudantes criou o site morarufla.com.br, que reúne informações sobre pensionatos, repúblicas, apartamentos etc., ajudando a reduzir o tempo de busca por moradia na cidade.

Foto: Ascom/Prefeitura de Lavras