Inconfidentes

Avenida Alvarenga Peixoto; ruas Marília de Dirceu, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga…

Estar na pequena Inconfidentes é relembrar um dos movimentos separatistas mais importantes da história brasileira: a Conjuração Mineira, também chamada Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789.

O nome desta cidade, uma homenagem aos inconfidentes, foi dado na primeira década do século XX, bem antes de o povoado ser elevado a distrito de Ouro Fino (1953) e, depois, transformar-se em município (1962).

A história de Inconfidentes está entrelaçada também com sua vocação educacional, voltada especialmente para a agropecuária e suas tecnologias.

Aqui, no início do século passado, foi instalada a primeira escola agrícola do Brasil, que passou por sucessivas mudanças e se transformou na Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (1978), onde se formaram milhares de profissionais do sul de Minas e de outras regiões.

Em 2008, a escola agrotécnica passou a se denominar Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), campus Inconfidentes, ampliando a oferta educacional na cidade.

Aqui, são disponibilizados cursos em diversas áreas, nas modalidades superior de tecnologia, licenciatura e bacharelado – que vão de redes de computadores a engenharia agronômica.

O Instituto também oferece vários cursos técnicos e dispõe de alojamentos para estudantes oriundos(as) de outras cidades (consulte regras no próprio IF).

Artesanato e fé

A cidade não é conhecida apenas por sua vocação educacional. Inconfidentes é um centro de produção de artesanato (crochê, malhas, fios, fibras e tapetes) e faz parte do Circuito das Malhas, que conta com outros quatro municípios sul-mineiros (Ouro Fino, Monte Sião, Borda da Mata e Jacutinga).

Além  disso, integra o Caminho da Fé, rota religiosa inspirada no caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

Apesar de pequena (cerca de 7 mil habitantes, de acordo com estimativas do IBGE), a cidade é relativamente bem movimentada pelo grande número de estudantes e pelo turismo de compras.