Guaxupé

Estudar em Guaxupé é respirar história. É estar mergulhado(a) no universo do café. É também estar em conexão com a modernidade.

Inserida no Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas, a cidade é sede da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), considerada a maior do mundo.

É um município com grande vocação cultural, com grupos de teatro e centros culturais. Ali viveu o escritor infantojuvenil Elias José, falecido em 2008, homenageado com o Instituto Elias José, que promove diversas atividades literárias e mantém viva a vasta obra do autor.

Guaxupé tem também tradição universitária. Há mais de 50 anos nasceu o Unifeg (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé), que evoluiu com o município, acompanhando as demandas locais e regionais.

Atualmente, o Unifeg oferece cerca de 20 cursos de graduação em várias áreas do conhecimento, que vão de filosofia a arquitetura e urbanismo, passando por publicidade e diversas opções na área de engenharia.

Oferece ainda cursos EAD (educação a distância) e de pós-graduação, além de um curso de extensão: o de redação e literatura.

Festas e baladas

Guaxupé atrai estudantes de várias cidades vizinhas e apresenta vida cultural dinâmica e diversificada.

Há boa variedade de bares, especialmente no entorno da universidade, além de baladas durante o ano todo.

A cidade é sede da Expoagro, que em 2018 completou 44 edições, com muitos shows e rodeios. Por ali, desde 2016, também acontece a Café Paradise, uma festa eletrônica que reúne DJs conhecidos nacionalmente e agita a moçada da cidade e de toda a região.

Foto: Ascom/Prefeitura de Guaxupé