Estudantes do sul de MG falam sobre 2º dia do Enem

O Portal do Vestibular voltou às ruas para conversar com participantes do Enem sobre o segundo dia de provas – ciências exatas e ciências da natureza. Assim como constatado no domingo anterior, a maioria já havia feito o exame pelo menos uma vez e tem expectativa de melhorar a nota. Confira os depoimentos:

“Espero melhorar a nota”

Vestibular sul de minas

Camila da Silva Santos

“Fui treineira do Enem desde o primeiro colegial. No ano passado, no segundo colegial, fiz 525 pontos. Este ano espero conseguir mais de 700, pois estou mais preparada. Meu objetivo maior é cursar engenharia mecânica na Unifei. Se não conseguir, irei para uma particular. Achei a prova difícil. Gostei do tema da redação, mas na segunda parte me saí melhor.” (Camila, estudante de escola particular)


“Oportunidade para todos”

vestibular sul de minas

Anderson Paixão

“Sou de Caxambu. Terminei o ensino médio em 2015. Vim para Pouso Alegre há sete meses para me preparar para o Enem. Fiz um cursinho on-line. Como eu me preparei, estou me sentindo mais seguro e mais otimista. O Enem democratiza o acesso à universidade, pois todos têm a mesma oportunidade. Meu objetivo é cursar odontologia em Pouso Alegre. O Enem vai me abrir caminhos para eu tentar bolsa de estudo.” (Anderson, que concluiu o ensino médio em escola pública)


“Vale a pena ser treineiro”

vestibular sul de minas

Gustavo Ribeiro

“Achei a prova cansativa. A primeira parte estava mais fácil, embora goste mais de exatas. É meu primeiro Enem, estou cursando o segundo colegial. Acho que acertei a metade da prova apenas, mas no ano que vem estarei mais preparado. Vale a pena ser treineiro, uma experiência importante para se preparar pra valer. Penso em cursar engenharia, mas ainda não defini a área.” (Gustavo, estudante de escola particular)


“O Enem facilita a vida”

“Este é meu terceiro Enem. Estou me preparando desde o primeiro colegial. Acho que dá para garantir uns 700 pontos. Sobre o curso que quero fazer: neste momento é agronomia na UFV (Universidade Federal de Viçosa), mas já mudei de ideia várias vezes.

Achei a prova cansativa, mas quanto ao conteúdo achei normal. Na minha opinião, o Enem facilita bem a vida do vestibulando. Conversando com meus pais, eles contam que, na época deles, tinham que fazer vários vestibulares em vários lugares, o que implicava locomoção e gastos e hoje o Enem simplifica tudo isso.” (Maria Luiza Paiva de Oliveira, estudante de escola particular – foto de abertura)


“O primeiro dia foi mais fácil”

Vestibular sul de minas

Franciele Faria Santos

“Fiz Enem no ano passado como treineira e achei o conteúdo deste ano bem diferente. Acredito que tenha ido bem – a primeira prova foi mais fácil que a de hoje. Faço técnico em administração no Instituto Federal. Meu desejo é cursar a graduação em administração na Unicamp, uma das melhores faculdades do País. Espero conseguir.” (Franciele, estudante de escola pública)