O Portal do Vestibular voltou às ruas para conversar com participantes do Enem sobre o segundo dia de provas – ciências exatas e ciências da natureza. Assim como constatado no domingo anterior, a maioria já havia feito o exame pelo menos uma vez e tem expectativa de melhorar a nota. Confira os depoimentos:
“Espero melhorar a nota”
“Fui treineira do Enem desde o primeiro colegial. No ano passado, no segundo colegial, fiz 525 pontos. Este ano espero conseguir mais de 700, pois estou mais preparada. Meu objetivo maior é cursar engenharia mecânica na Unifei. Se não conseguir, irei para uma particular. Achei a prova difícil. Gostei do tema da redação, mas na segunda parte me saí melhor.” (Camila, estudante de escola particular)
“Oportunidade para todos”
“Sou de Caxambu. Terminei o ensino médio em 2015. Vim para Pouso Alegre há sete meses para me preparar para o Enem. Fiz um cursinho on-line. Como eu me preparei, estou me sentindo mais seguro e mais otimista. O Enem democratiza o acesso à universidade, pois todos têm a mesma oportunidade. Meu objetivo é cursar odontologia em Pouso Alegre. O Enem vai me abrir caminhos para eu tentar bolsa de estudo.” (Anderson, que concluiu o ensino médio em escola pública)
“Vale a pena ser treineiro”
“Achei a prova cansativa. A primeira parte estava mais fácil, embora goste mais de exatas. É meu primeiro Enem, estou cursando o segundo colegial. Acho que acertei a metade da prova apenas, mas no ano que vem estarei mais preparado. Vale a pena ser treineiro, uma experiência importante para se preparar pra valer. Penso em cursar engenharia, mas ainda não defini a área.” (Gustavo, estudante de escola particular)
“O Enem facilita a vida”
“Este é meu terceiro Enem. Estou me preparando desde o primeiro colegial. Acho que dá para garantir uns 700 pontos. Sobre o curso que quero fazer: neste momento é agronomia na UFV (Universidade Federal de Viçosa), mas já mudei de ideia várias vezes.
Achei a prova cansativa, mas quanto ao conteúdo achei normal. Na minha opinião, o Enem facilita bem a vida do vestibulando. Conversando com meus pais, eles contam que, na época deles, tinham que fazer vários vestibulares em vários lugares, o que implicava locomoção e gastos e hoje o Enem simplifica tudo isso.” (Maria Luiza Paiva de Oliveira, estudante de escola particular – foto de abertura)
“O primeiro dia foi mais fácil”
“Fiz Enem no ano passado como treineira e achei o conteúdo deste ano bem diferente. Acredito que tenha ido bem – a primeira prova foi mais fácil que a de hoje. Faço técnico em administração no Instituto Federal. Meu desejo é cursar a graduação em administração na Unicamp, uma das melhores faculdades do País. Espero conseguir.” (Franciele, estudante de escola pública)