Enem, caminho mais curto para a universidade

No sul de Minas, assim como ocorre no Brasil, obter uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o caminho mais curto para ingressar num curso superior, tanto numa universidade pública como numa instituição privada.

Em todas as faculdades e universidades, assim como nos institutos e centros de ensino superior da região, a nota do Enem vem ganhando cada vez mais peso nos processos seletivos, inclusive nos cursos mais concorridos.

É o que acontece, por exemplo, nos cursos de medicina da Univás, em Pouso alegre, e da Faculdade de Medicina de Itajubá, nas quais o processo seletivo é realizado exclusivamente pela nota do Enem. No curso de medicina da Unifenas, em Alfenas, é possível optar pelo vestibular tradicional ou por uma combinação do tradicional com a nota do Enem, prevalecendo o melhor resultado para o(a) estudante.

As notas do Enem são essenciais para ingressar, por exemplo, na Unifei, de Itajubá, na Unifal, campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, ou na Ufla, em Lavras, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na Ufla, o Sisu do primeiro semestre representa 60% das vagas nos cursos presenciais. No segundo semestre, 100%. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas por candidatos(as) do processo seletivo seriado.

Na Faceca, em Varginha, 20% das vagas do processo seletivo são preenchidas por meio da nota do Enem. Na PUC de Poços de Caldas, 15%. Na FAI, de Santa Rita do Sapucaí, uma parte das vagas também é preenchida via Enem. Na UNA, em Pouso Alegre, pode-se escolher a forma de ingresso: nota do Enem ou vestibular.

Outras vantagens

Quem ingressa numa instituição particular com a nota do Enem pode concorrer a bolsas integrais ou parciais por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou ainda ter a possibilidade de só pagar as mensalidades do curso depois de formado(a), graças ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, concorrer a uma vaga usando a nota do Enem poupa tempo e dinheiro.  Dá para se inscrever em diversas instituições e não é preciso se deslocar para prestar vestibular.

O Enem é uma ótima oportunidade inclusive para quem já terminou o ensino médio há algum tempo e deseja ingressar agora num curso superior.