Dicas para resolver questões do Enem

O tempo é curto, o nervosismo é grande, parece que tudo que você sabe é esquecido assim que a prova começa. Mas com algumas atitudes básicas, você pode resolver as questões do Enem sem estresse, além de evitar erros bobos e a consequente perda de pontos importantes.

Anote aí:

♦ Leia atentamente o enunciado das questões e identifique claramente o que ele pede.

♦ Grife, assinale ou escreva as palavras-chave, ou seja, aquelas que estão relacionadas com o tema pedido, para destacar as principais informações e solicitações do enunciado.

♦ Lembre-se de que grande parte das questões do Enem é introduzida por um texto de contextualização. Atenção: textos introdutórios de contextualização incluem também gráficos, infográficos, mapas, tirinhas, charges, fotografias, pinturas, desenhos e anúncios publicitários.

♦ Leia-os com muita atenção e se esforce para compreendê-los de verdade. Observe atentamente os detalhes das imagens, destaque as informações dos títulos e legendas dos mapas e gráficos e estabeleça conclusões a partir dessa análise.

♦ Não se esqueça de observar também as fontes, os locais de onde foram retirados esses textos e seus autores, pois essas informações podem ajudá-lo(a) a identificar a alternativa correta.

♦ Quando houver mais de um texto introdutório, compare-os e busque compreender as relações que esses textos mantêm entre si.

♦ Em questões que envolvam cálculo, divida as etapas da resolução. Assim ficará mais fácil chegar ao resultado final.

♦ Procure também buscar a maneira mais simples de resolver os cálculos, recorrendo às simplificações e ao cálculo mental, quando possível.

♦ Também é muito importante a análise das cinco alternativas. Muitas vezes, há alternativas que contrariam o texto introdutório de contextualização; essas devem ser eliminadas imediatamente.

♦ Esteja atento(a), também, para perceber alternativas que são contraditórias entre si. Use isso a seu favor, para eliminar opções e aumentar suas chances de acerto.

♦ Como a prova do Enem busca um contato direto com a realidade, analise as alternativas sempre a partir dessa perspectiva. Opções que fogem à realidade, com grandezas improváveis, por exemplo, também devem ser descartadas. O resultado da altura de um prédio não pode ser 50 centímetros; tampouco alguém demora cinco dias para se deslocar de avião entre São Paulo e Brasília…

♦ Elimine também as alternativas que denotem preconceito, racismo, desrespeito à diversidade, posturas políticas autoritárias e atitudes negativas para a preservação do meio ambiente. Elas nunca são as corretas.