5 dicas para melhorar sua redação

A nota da redação é importante em todo vestibular. No Enem, sozinha, vale mil pontos. Então, nada melhor do que adotar hábitos que ajudam a melhorar a produção de textos! Vamos lá?

1) Leia muito

O hábito da leitura é uma maneira eficiente para aprimorar a escrita. Ao ler bons conteúdos, você expande o vocabulário, aprende a grafia de muitas palavras, percebe como a pontuação é importante para dar sentido ao texto e se habitua a diferentes gêneros e tipos textuais.

Mas evite a leitura por obrigação, porque isso é maçante. Escolha livros de diferentes gêneros, reportagens e blogues, por exemplo, que sejam prazerosos de ler.


2) Escreva com frequência

No dia a dia, você encontra muitas oportunidades para escrever: e-mails, mensagens por WhatsApp, postagens e comentários nas redes sociais etc.

Claro que esse tipo de comunicação é importante, mas sempre que tiver oportunidade, pegue papel e caneta e treine a escrita: escreva sobre o assunto do dia na internet ou sobre o principal acontecimento da sua cidade, por exemplo.

Escrever à mão, qualquer que seja o assunto, é um bom treino para melhorar suas próximas redações. 


3) Revise seu texto

Depois de elaborar o texto, feche o caderno e vá fazer outras atividades. Após algumas horas ou no dia seguinte, com a mente fresca, leia seu texto novamente, colocando-se no lugar de seu “público”.

Leia em voz alta. Isso ajuda a detectar erros. Cheque problemas de grafia, de concordância ou regência, por exemplo. Veja se seu texto tem sentido, em que pontos pode melhorar. Se necessário, reescreva ou reestruture seu texto. Isso ajuda a aprimorar sua habilidade de escrever.


4) Treine a caligrafia

Suas ideias podem ser ótimas, seu português pode ser impecável, mas tudo isso vai para o espaço se sua letra for um garrancho ilegível.

Sim, a caligrafia conta muito na hora que alguém vai corrigir seu texto. Por isso, treine, treine muito sua letra por mais que isso pareça difícil para alguém que tem muito mais habilidade digitando em teclados reais ou virtuais.

Passe a limpo seus textos, capriche no desenho e no tamanho das letras. E, principalmente, descubra quanto você pode escrever em 30 linhas de redação, o número máximo estipulado no Enem e na maioria dos vestibulares.


5) Peça para alguém avaliar seu texto

Sempre que possível, peça para alguém ler e avaliar seu texto. Se não conseguir um(a) professor(a) ou outro(a) profissional de redação para fazer isso, peça a alguém habituado a ler e escrever. Essa pessoa pode apontar os problemas e ajudar você a solucioná-los.

Se quiser, envie seu texto para o Portal do Vestibular e torça para que ele esteja entre os que nossa equipe vai corrigir e comentar. Clique aqui e saiba como participar.