Sim, a primeira impressão é a que fica!

Esse velho ditado é mais válido do que nunca quando o assunto é a redação do vestibular ou do Enem.

Imagine sua redação na mão de quem vai corrigi-la! A primeira mensagem que seu texto vai transmitir tem a ver com a aparência e a organização do que você escreveu.

Quem corrige, antes de mais nada, observa o cuidado que se teve com a letra, com as margens do texto, com a limpeza visual, entre outros aspectos.

Assim, ao escrever sua redação, se quiser causar uma boa primeira impressão, você deve garantir um bom aspecto a seu texto.

Confira algumas dicas:

  • Centralize o título na primeira linha e não se esqueça de começá-lo com letra maiúscula. Com exceção dos nomes próprios, todas as demais palavras devem começar com letra minúscula. Não grife o título, nem use aspas ou ponto-final. E evite que ele seja muito longo. Se quiser, você pode colocar uma pergunta como título. Mas não se esqueça de que seu texto deve responder a essa indagação.
  • Após o título, pule uma linha e, então, comece o texto.
  • Ao redigir seu texto, procure manter os parágrafos alinhados, distando cerca de três centímetros da margem (mais ou menos dois dedos).
  • Você não pode ultrapassar as margens estabelecidas pela folha, mas deve começar e encerrar a linha o mais próximo possível das margens.
  • Respeite o número máximo de linhas. O que for escrito fora do limite estabelecido será desconsiderado. E se sua redação for menor do que o número mínimo de linhas exigido, também será desclassificada.
  • Capriche na caligrafia. Dê preferência à letra cursiva e diferencie bem as maiúsculas das minúsculas. Procure não rasurar a redação (faça primeiro o rascunho e depois passe a limpo). Caso erre na versão final, passe um traço (apenas um) sobre a palavra errada e continue seu texto normalmente.
  • O texto deve ser escrito com caneta azul ou preta. Não mude a cor no meio da redação, não desenhe na folha, não deixe recados… Tudo isso pode ser considerado pela banca examinadora como tentativa de identificar seu texto – e sua redação poderá ser anulada.