Sem medo da vírgula

Dicas esclarecedoras para acabar com todas as suas dúvidas sobre o emprego da vírgula e melhorar sua nota na redação do Enem ou do vestibular.

A vírgula é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de quem faz qualquer tipo de texto. Na redação do Enem e dos vestibulares em geral, o emprego incorreto desse sinal de pontuação é um dos fatores que mais tiram ponto dos(as) candidatos(as).

Para ajudar você a perder o medo da vírgula, o Portal do Vestibular selecionou alguns vídeos do canal Português no dia a dia, apresentado pela professora Priscila Ferrarotto. Confira as dicas abaixo e acesse também o vídeo sobre o emprego da vírgula com E.

O emprego da vírgula

Você acha que toda pausa na fala representa uma vírgula na escrita? Então, não perca este vídeo! Em apenas 4 minutos, a professora Priscila desfaz esse e outros mitos.


A vírgula e o sentido

Em 3 minutos, você vai descobrir como uma vírgula pode mudar totalmente o sentido da mensagem – e nunca mais vai cometer esse tipo de erro nos seus textos.


Onde você colocaria uma vírgula?

Mais um vídeo curtinho (menos de 2 minutos) e outro caso de vírgula e sentido, dessa vez baseado num meme que circula nas redes sociais.