Publicidade e Propaganda

Quem faz essa graduação atua na criação e divulgação de campanhas e peças publicitárias para apresentar ou vender produtos e serviços a determinado público-alvo.

A principal tarefa do(a) publicitário(a) é elaborar estratégias de comunicação para divulgar serviços, ideias, produtos e marcas, visando fortalecer a imagem do cliente.

Esse(a) profissional cria peças e campanhas publicitárias para as mais diversas mídias (TVs, jornais, revistas, rádio, internet etc.) e coordena a divulgação dessas ações promocionais, escolhendo os meios de comunicação mais adequados aos objetivos do cliente; desenha logotipos; desenvolve arte para embalagens; assessora empresas, políticos e celebridades, traçando estratégias para que conquistem e mantenham uma boa imagem.

Também coordena pesquisas sobre o público-alvo, para identificar seus hábitos de consumo, seus costumes e suas preferências artísticas ou políticas, por exemplo.

Exemplos de atuação

A elaboração de uma campanha publicitária requer o trabalho desse(a) profissional em todas as fases do processo, da identificação da necessidade do cliente à avaliação do impacto sobre o consumidor, passando por planejamento, definição de mídia e criação.

Nas agências, na área de atendimento, por exemplo, o(a) publicitário faz a ponte entre a equipe e o cliente, identificando as necessidades deste e levantando dados sobre o produto ou serviço a ser divulgado.

Quem atua na área de mídia é responsável pela escolha dos meios de comunicação em que uma campanha será veiculada, assim como pela negociação e compra de espaços ou tempo de divulgação.

Fora das agências de publicidade, esse(a) profissional pode atuar em consultorias, em prestadoras de serviço (como produtoras de vídeo e jingles), em organizações não governamentais e também no setor público, elaborando e coordenando campanhas educativas ou promocionais, nos âmbitos nacional, estadual ou municipal.

Mercado de trabalho

A popularização do acesso à internet e o sucesso das redes sociais abriram uma boa frente de trabalho para profissionais de Publicidade e Propaganda, especialmente das  pequenas e médias agências, nas capitais ou em cidades médias do interior.

Paralelamente, a perda de leitores e a queda na circulação de veículos impressos afetaram o mercado publicitário, reduziram verbas e destruíram empregos, especialmente nas grandes agências.

Essas duas realidades evidenciam o processo de transformação da audiência e exigem uma nova forma de “vender” ideias, produtos e serviços ao consumidor. E isso representa, por exemplo, o aumento de vagas na produção de campanhas para as redes sociais e outras mídias digitais.

Outras opções são: atuar em empresas privadas (marketing, vendas, comunicação); no setor público ou em campanhas e assessoria política; trabalhar como autônomo(a) ou formar uma equipe e estabelecer a própria agência. No sul de Minas, nos últimos tempos, a profissionalização do setor tem se tornado evidente.

Como é o curso

Duração: 4 anos

A grade curricular varia um pouco, de acordo com a instituição de ensino escolhida. Em geral, privilegia disciplinas ligadas à propaganda, comunicação, criação e marketing.

Aulas de fotografia, redação publicitária, produção visual e computação gráfica são alguns dos conteúdos práticos passados ao(à) estudante.

Planejamento de mídia, pesquisa de mercado, mídias digitais e gestão de marcas, assim como disciplinas de formação humanística nas áreas de filosofia, sociologia e artes, também fazem parte do currículo.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Publicidade e Propaganda no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Guaxupé: Unifeg

Lavras: Fadminas

Passos: Uemg

Poços de Caldas: PUC

Pouso Alegre: Unis, Univás

Varginha: Unis

Veja também