Nutrição

O trabalho do(a) nutricionista vai muito além da prescrição de dietas para pessoas que querem perder peso ou precisam seguir uma alimentação específica devido a alergias ou doenças.

A função primordial de quem faz essa graduação é promover, recuperar e manter a saúde do ser humano por meio da alimentação adequada. Por isso, o trabalho do(a) nutricionista é fundamental não só em consultórios, clínicas e hospitais, mas também em restaurantes, hotéis, academias, escolas, creches e empresas, entre outros.

É ele(a) que planeja e coordena os programas de alimentação e nutrição nesses locais, definindo cardápios e sugerindo pratos capazes de suprir as necessidades nutricionais de clientes, pacientes, estudantes, esportistas, hóspedes etc.

É também responsabilidade do(a) nutricionista fazer a seleção de fornecedores, checar a qualidade das matérias-primas e supervisionar a elaboração das refeições – do pré-preparo dos ingredientes ao armazenamento e à correta higiene de cozinhas e refeitórios.

O trabalho desse(a) profissional pode incluir também atividades relacionadas à segurança alimentar de determinados grupos ou comunidades, especialmente os mais carentes.

Para exercer a profissão, é obrigatório obter o registro profissional no CRN (Conselho Regional de Nutricionistas).

Exemplos de atuação

O campo é amplo. É possível optar por áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia, entre outros.

Na área industrial, por exemplo, o(a) nutricionista pode supervisionar e gerenciar a produção de alimentos; pesquisar e desenvolver produtos, testar receitas, degustar pratos, elaborar tabelas nutricionais dos produtos.

Em marketing nutricional, coordena a pesquisa de produtos, elabora rótulos, comanda serviços de atendimento ao consumidor.

Em nutrição clínica, além de prescrever dietas específicas, implementa ações de reeducação alimentar para grupos ou pessoas. Em nutrição esportiva, define dietas e faz acompanhamento alimentar de atletas profissionais ou não.

Em órgãos públicos e instituições não governamentais, atua em programas de segurança alimentar e de atenção básica à saúde.

Mercado de trabalho

Mesmo em tempos de crise, o mercado de trabalho para nutricionistas está em alta, especialmente num país em que boa parte da população está acima do peso e uma parcela considerável ainda não tem acesso pleno à alimentação.

Além disso, é cada vez maior o número de pessoas preocupadas em adotar dietas saudáveis e fazer acompanhamento nutricional, tanto por motivos de saúde como estéticos. E isso abre vagas em clínicas multidisciplinares, especialmente em médias e grandes cidades da região Sudeste, incluindo o sul de Minas.

Uma área promissora é o setor de refeições congeladas, nas quais, além de elaborar cardápios, analisar matérias-primas, o(a) profissional deve adotar técnicas para preservar as propriedades nutricionais dos alimentos.

Contudo, a maioria dos empregos ainda está no setor de alimentação coletiva, como restaurantes e empresas que mantêm refeitórios ou fornecem refeições prontas para grandes clientes, como companhias de aviação, por exemplo.

Hospitais, escolas, creches, secretarias de saúde e academias também empregam nutricionistas ou contratam consultorias.

Outra possibilidade é abrir o próprio consultório, atender pacientes ou dar consultoria a empresas, órgãos públicos e organizações diversas.

Como é o curso

Duração: 4 anos, em média

Nas federais de Alfenas e Lavras, a duração do curso é de 4 anos e meio. Nas demais instituições de ensino (IEs) do sul de Minas, são 4 anos.

A grade curricular também apresenta algumas variações de acordo com a IE escolhida. Em geral, a formação básica inclui muitas disciplinas da área médica, como genética, fisiologia, anatomia e bioquímica.

As disciplinas voltadas para a formação específica incluem dietética, avaliação nutricional e composição de alimentos.

Estudam-se também disciplinas relacionadas a higiene alimentar, preparo e conservação de alimentos, planejamento e gestão de serviços de alimentação, nutrição e esportes, entre outras. O currículo inclui ainda disciplinas como patologia, farmacologia, dietoterapia, nutrição e ciclos da vida.

O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e IEs em que você pode cursar Nutrição no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para obter mais informações sobre o curso.

Alfenas: Unifenas, Unifal

Lavras: Ufla

Machado: Cesep

Passos: Uemg

Pouso Alegre: UNA, Unis, Univás

São Lourenço: F. São Lourenço

Três Corações: Unincor

Varginha: Unis

Veja também