Matemática

A graduação em Matemática mais oferecida no sul de Minas é a licenciatura, que habilita professores(as) para lecionar nos ensinos fundamental e médio.

Além de trabalhar diretamente em sala de aula, desenvolver metodologias e estratégias de ensino, o(a) matemático(a) produz conteúdos didáticos, presta consultoria a editoras de material didático e desenvolve pesquisas no campo da educação Matemática.

Fora da área acadêmica, esse(a) profissional elabora teorias, testa hipóteses, desenvolve cálculos e modelos usados na solução de problemas nas mais diversas áreas, de tecnologia da informação ao mercado financeiro, passando por engenharia, física, marketing e logística de empresas.

Exemplos de atuação

A principal área de atuação profissional do(a) licenciado(a) é a docência, nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, em escolas públicas ou privadas. Bacharéis com pós-graduação podem lecionar no ensino superior.

Mas há muitas outras áreas em que o trabalho do(a) matemático(a) é essencial. Em matemática aplicada, ele(a) participa de equipes multidisciplinares, atuando em conjunto com profissionais das áreas de estatística, física, engenharia, administração, economia e até medicina, devido à sua capacidade de aplicar conceitos matemáticos para resolver problemas concretos.

Na área empresarial, usa ferramentas matemáticas para solucionar problemas relacionados a finanças, marketing e logística. Em bancos e companhias de seguros, pode atuar na análise de processos que envolvem alta tecnologia e cálculos complexos.

Em parceria com profissionais da área de física, química e engenharia, constrói modelos matemáticos que simulam situações reais visando a prevenir problemas nas mais diversas áreas.

Mercado de trabalho

Escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio são, tradicionalmente, as maiores empregadoras de licenciados(as), Há déficit de profissionais de Ciências Exatas, inclusive no sul de Minas.

Bacharéis com pós-graduação têm opção em universidades, tanto para lecionar como para desenvolver pesquisas.

Instituições financeiras, como bancos e empresas de investimentos, também recrutam matemáticos(as). Outra opção são as empresas de tecnologia, nas quais esse(a) profissional pode desenvolver softwares matemáticos para os mais diversos fins.

Os melhores ganhos estão no mercado de consultoria para grandes empresas. Indústrias de todos os setores, por exemplo, contratam esse(a) profissional para “traduzir” problemas matematicamente e propor soluções para melhorar linhas de produção, vendas, estocagem e distribuição de produtos.

Como é o curso

Duração: 4 anos

No sul de Minas, o curso de Matemática é oferecido principalmente em instituições de ensino (IEs) públicas. Tanto a licenciatura como o bacharelado têm duração de 4 anos.

A grade curricular apresenta algumas variações, de acordo com a instituição escolhida. Mas, em geral, estudam-se álgebra, cálculo diferencial e integral, geometria, física, equações, probabilidade e estatística, entre outras disciplinas.

Nos cursos de licenciatura, há matérias como didática e prática de ensino de Matemática.

Quem opta por bacharelado (oferecido apenas na Unifei, em Itajubá) estuda fundamentos de programação, geometria diferencial, análise numérica, teoria das equações diferenciais, entre outras.

Na licenciatura, o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. No bacharelado, apenas o TCC.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Matemática no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifal (licenciatura)

Itajubá: Unifei (bacharelado), Unifei (licenciatura)

Lavras: Ufla (licenciatura)

Machado: Cesep (licenciatura)

Passos: Uemg (licenciatura), Instituto Federal (licenciatura)

Pouso Alegre: Instituto Federal (licenciatura)

Veja também