Fisioterapia

O principal trabalho do(a) fisioterapeuta é reabilitar pessoas, para que recuperem sua capacidade física e funcional, como voltar a andar ou respirar corretamente.

Quem faz Fisioterapia se habilita para atuar em prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções e lesões do organismo humano provocadas por traumas, doenças, má-formação genética, esforços repetitivos ou vício de postura.

Para isso, o(a) profissional emprega técnicas de massoterapia e exercícios, com ou sem instrumentos (bolas, pesos, elásticos etc.). Também pode utilizar aparelhos auxiliares de laser ou de ultrassom, ou ainda água, frio e calor.

O(A) fisioterapeuta está apto(a) a avaliar e reavaliar disfunções, assim como diagnosticar, dar prognóstico e elaborar um projeto para definir qual o melhor tratamento fisioterapêutico para cada paciente, visando reabilitar, desenvolver, manter ou aprimorar sua capacidade física e funcional.

Esses(as) profissionais atendem desde crianças com problemas motores, por exemplo, a pessoas vítimas de acidente vascular cerebral, profissionais com doenças decorrentes de movimentos repetitivos no trabalho e atletas com algum tipo de lesão.

Para exercer a profissão, é necessário obter o registro no Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Exemplos de atuação  

O campo de atuação é bem abrangente. Algumas das principais áreas são: terapia intensiva, ortopedia, neurologia, fisioterapia esportiva, fisioterapia do trabalho, cardiologia e pneumologia, entre outras áreas.

Em cardiologia e pneumologia, por exemplo, o(a) fisioterapeuta acompanha pacientes antes e após cirurgias, previne e trata doenças, prescreve exercícios para melhorar o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório.

Em fisioterapia do trabalho, orienta e prescreve exercícios para corrigir postura, relaxar e alongar o corpo, visando prevenir lesões, diminuir dores e tensão muscular. Também elabora programas de ginástica laboral e trata lesões por esforço repetitivo.

Na área desportiva, acompanha equipes em competições, atua na prevenção e tratamento de lesões.

Em neurologia, atua na reabilitação de pacientes que sofreram AVC ou algum traumatismo na coluna e no crânio.

Na terapia intensiva, atende pacientes graves e que precisam de reabilitação neurológica, respiratória ou do sistema musculoesquelético.

Pode ainda atuar na indústria ajudando a desenvolver equipamentos e produtos úteis para uso na fisioterapia.

Mercado de trabalho

O número de fisioterapeutas no Brasil é menor do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mas ainda assim o mercado atual é bastante concorrido, especialmente nas maiores cidades da região Sudeste.

Contudo, o envelhecimento populacional pode aumentar a demanda por fisioterapeutas nos próximos anos e décadas.

Atualmente, os empregos estão principalmente em hospitais públicos e privados, clínicas de reabilitação e de ortopedia, consultórios, asilos, Apaes, casas de repouso, órgãos públicos ligados à saúde.

Clubes esportivos, academias, empresas de homecare (atendimento domiciliar), assim como o atendimento individual domiciliar, também são boas opções de trabalho.

Como é o curso

Duração: 4 a 5 anos

No sul de Minas, a grade curricular tem algumas diferenças de uma instituição de ensino para outra. Em geral, a base do currículo é formada por disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. As mais comuns são: anatomia, fisiologia, biologia, patologia, saúde pública, imunologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, entre outras.

Nas áreas mais práticas, há disciplinas como termoterapia e hidroterapia. O(A) estudante também verá disciplinas de fisioterapia esportiva, fisioterapia e ciclos da vida, fisioterapia em UTI, entre outras.

O estágio é obrigatório, e a maioria das instituições mantém clínicas onde o(a) aluno(a) pode estagiar e praticar os conhecimentos adquiridos, sempre sob supervisão de docentes.

Para se graduar, é necessário fazer um trabalho de conclusão de curso.

Onde estudar

Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Agronomia no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.

Alfenas: Unifal

Guaxupé: Unifeg

Itajubá: Fepi

Lavras: Unilavras

Poços de Caldas: PUC

Pouso Alegre: UNA, Unis, Univás

Varginha: Unis

Veja também