Instituições de ensino públicas e privadas oferecem esse curso no sul de Minas. Mercado de trabalho tem altos e baixos.
Quem cursa Engenharia Civil se habilita para projetar, gerenciar e executar os mais diversos tipos de edificação, como casas, prédios, estádios, pontes e estradas, entre outros.
Responsável por todas as etapas de uma construção ou reforma, o(a) engenheiro(a) civil usa seus conhecimentos para garantir a estabilidade e o padrão de qualidade da obra e a segurança de quem usá-la.
É função desse(a) profissional zelar pela estrutura da construção e a qualidade do material utilizado, assim como calcular o efeito de eventos climáticos (vento, chuva, temperatura etc.) sobre os componentes da edificação.
É o(a) engenheiro(a) que especifica as redes elétricas, hidráulicas e de saneamento da obra, que supervisiona as equipes de trabalho e acompanha toda a e execução (da fundação ao acabamento).
Para atuar, é preciso obter o registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ).
Exemplos de atuação
São muitos os ramos de atuação de um(a) engenheiro(a) civil.
Na área de estrutura e fundações, por exemplo, é função dele(a) analisar o solo e o subsolo, assim como definir métodos, técnicas e materiais a serem utilizados nos alicerces que sustentam as construções.
Na área de hidráulica e de recursos hídricos, pode projetar, comandar ou executar obras de canais, sistemas de irrigação, reservatórios etc.
Em saneamento, pode projetar e coordenar a execução de redes de captação e distribuição de água ou de estações de tratamento de esgoto, por exemplo.
No setor de infraestrutura, pode projetar e acompanhar a construção de rodovias, portos, aeroportos, viadutos, túneis, metrôs etc.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece oportunidades tanto para quem deseja atuar como profissional liberal como para quem prefere trabalhar como empregado(a) em empreiteiras, grandes ou pequenas construtoras e afins.
Contudo, a construção civil é uma área que tem muitos altos e baixos, de acordo com as oscilações da economia.
Até recentemente, Engenharia era uma das carreiras mais procuradas e valorizadas no país. Eram tempos de grandes obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), da Copa e das Olimpíadas. Mas a crise que o Brasil atravessa nos últimos anos reduziu bastante a oferta de emprego na área, inclusive no sul de Minas.
A boa notícia é que há setores em que o trabalho de engenheiros(as) é cada vez mais vital, como a área de saneamento e de geração de energia. E se a economia brasileira se recuperar num espaço de 5 a 6 anos, o número de empregos na área de engenharia pode multiplicar, o que é bom para quem está ingressando na faculdade agora.
Além disso, é comum engenheiros(as) ocuparem cargos no mercado financeiro (bancos, financeiras, administradoras de fundos), graças a seus conhecimentos lógicos e matemáticos, objetividade e raciocínio rápido em relação aos números.
Como é o curso
Duração: 5 anos, em média
A grade curricular varia de acordo com a instituição de ensino escolhida, mas em geral nos primeiros anos há ênfase nas disciplinas ligadas às Ciências Exatas, como física, estatística e cálculo – que vão dar a base do conhecimento do(a) engenheiro(a) e melhorar seu raciocínio lógico.
Além disso, na fase inicial, são comuns matérias como economia, administração e comunicação.
Nos últimos três anos, a ênfase é para disciplinas mais específicas da carreira, como as áreas de hidráulica, de construção civil e de geotecnia.
Para obter o diploma, é obrigatório fazer estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.
Onde estudar
Confira abaixo as cidades e instituições de ensino (IEs) em que você pode cursar Engenharia Civil no sul de Minas. Clique sobre o nome da IE para saber mais sobre o curso.